É possível anular o casamento na Igreja Católica?

O matrimônio é um dos sete sacramentos fundamentais na vida dos católicos. O que sempre se houve antes de casar é que ele é indissolúvel, inquebrável.  Isso realmente procede e faz sentido. Na carta de Paulo aos Efésios  ele orienta aos que não mais tem amor pelo seu companheiro (a) que se separem e que nenhum dos dois procure homem ou mulher. Na fala do sacerdote ao realizar um casamento ele enfatiza a frase: “O que Deus uniu o homem não separa”.

Tudo isso é importante para quem professa a fé católica, mas existe muito mais a conhecer sobre a beleza do sacramento do matrimônio. Umas das coisas é que ele pode ser anulado. Não fiquem felizes os que vivem em adultério pois os critérios são muitos.

Vamos então alguns critérios para solicitar a anulação do casamento.

  1. Em caso de mentira sobre sexualidade; fertilidade; estado de solteiro; gravidez antes de casar falsa; de uma das partes envolvidas entre outros;
  2. Traição; espancamento; casamento não consumado (ato sexual em si),

Esses são alguns critérios. Mas não se empolguem pois o primeiro passo para solicitar o anulação de um casamento é reunir provas e testemunhas e apresenta-las a um Tribunal Eclesiástico da Diocese para que se comece a apuração. O processo é demorado nem sempre é aceito o pedido.

Para tal situação fica o conselho de Paulo aos Efésios. “Mulher não procure homem algum e homem não procure mulher nenhuma.” Se seu casamento está acabando viva a santidade da castidade após ele para não cometer adultério. Afinal por mais que a igreja tenha essa possibilidade de anulação, esse beneficio é dado a muito poucos casos.

O certo é pensar muito antes de casar e fazer o curso de noivos que a igreja oferece. lá é possível descobrir se realmente a afinidade entre os futuros casais para constituir família, afinal o maior problema de um separação é como dividir os filhos.

Por Marquione Ban

Sobre estes anúncios

49 comentários sobre “É possível anular o casamento na Igreja Católica?

  1. Izabel disse:

    Ola boa tarde, sou casada a 10 anos, e hoje está com quase 4 anos que descobrimos que meu esposo é estéril, foi um choque pra nos dois, e até hoje estou sofrendo com isso, já falei com ele muito em adotar, mais percebo a falta de interesse por parte dele, o amo muuuuito, mais queria saber se algum dia, esse meu amor acabar, eu posso anular esse casamento?

  2. Sônia,

    paz e bem! Sugiro que procure a curia de sua diocese e relate tudo ao padre responsável pelos processos de nulidade. Ele poderá avaliar melhor seu caso.

  3. Rogério Ferreira disse:

    Olá! Fui traído antes do meu casamento, 1 mes após o casamento e desde então tenho sido traído por 3 anos, até que descobri a 4 semanas. Tenho provas concretas e inclusive minha ex esposa concorda em colaborar com este processo. Seria um caso mais simples considerando que ela assumirá a sua culpa?

    • Rogério paz e bem! É difícil dizer. Sugiro que procure a curia diocesana e o padre de sua diocese responsável. Porque mesmo com ela assumindo a culpa o processo tem de ser bem montado com evidências claras. Analisando por outro lado, é tendenciosamente que sim. Isso vai ajudar.

  4. Quero anular um casamento, mas queria reunir as provas corretas para conseguir resolver, pois to sofrendo muito, apesar de ter demorado apenas 3 anos, não tive filhos, faz um ano que estou divorciada, então queria saber como faço, a igreja diz que “o que Deus uniu o homem não separa” porém, viver infeliz, Deus quer realmente isso??? Queria um conselho pois com esse peso na consciência de que para o resto da vida não vô poder mas casar. Me sinto muito triste.

    • Paz e Bem! Obrigado por visitar o blog. A primeira coisa é entender o que é o processo de anulação. Para isso a melhor forma é procurar o padre de sua paróquia e conversar com ele sobre os motivos da separação e questionar sobre a anulação. Não é qualquer motivo que leva a isso. A igreja é criteriosa. Vá até o sacerdote, converse. Peça a ela a orientação de onde funciona o tribunal eclesiástico e como fazer para abrir o processo. No entanto, é sempre valido lembrar que o perdão é sempre o melhor caminho.

  5. Nanda disse:

    me casei a quase 3 anos.no civil meu sonho e casar na igreja mas marido e divorciado a mas de 20 anos,seria possivel que casemos,nao sei bem a historia da separaçao sei que foi p traição..estamos casados a quase 3 anos e temos 2 bbs.

  6. Olá, gostaria de poder anular meu casamento, já sou separada judicialmente desde 2005, me casei em 91 estava gravida, no começo não desconfiava do meu marido em 98 descobri que tinha um caso com outro homem, mesmo assim orei muito pedindo que Deus o libertasse, em 2005 ele começou a ficar um fim de semana comigo e o outro com caso dele, as humilhações eram tantas que ele me fazia ligar pro caso dele pra dizer que ele não tinha nada comigo, cheguei ao meu limite, entrei com a separação o que não me ajudou porque vivo na mesma casa que ele, minhas coisas não dão certo, estou passando por muitos problemas de saude e principalmente financeiro, ele tem amigos que fazem trabalhos de umbanda e candomble ja conversei com um padre exorcista, ele disse que tenho que sair da casa com minhas duas filhas e meu neto, só que estou endividada, sem trabalho, não tenho como me manter e nem como pagar a faculdade das minhas filhas , minha saude esta abalada novamente, participo do grupo de oração, lá eles disseram que eu estou sofrendo contaminação das atitudes dele porque sou casada na igreja. ele não aceita a anulaÇÃO, as provas que tinha desapareceram e minha separação fiz amigave lpra não expor minhas filhas.São quinze anos de sofrimento, me ajudem rezem por mim e me diga o que eu posso fazer. Mandem um Email.

    • Vou rezar por você. Pedir a Deus que lhe guie e instrua sua vida no Espírito Santo. O primeiro conselho é que você deve procurar o sacerdote de sua paróquia para que ele lhe indique onde é o Tribunal Eclesiástico de sua diocese e entre com o pedido. Mas reúna provas, sem elas ficam difícil para provar e anular o casamento.

  7. Lúcia disse:

    Meu namorado casou com a esposa porque ela estava grávida, ela nunca cuidou dos filhos que foram a avó materna que fez o papel de mãe,
    depois traiu o marido. Este casamento tem possibilidades de ser anulado?

  8. Rogeria dos santos disse:

    Eu nunca casei mas o meu sonho e casa igreja mais o meu marido já foi casado eu gostaria de saber se nos podemos casa

    • Paz e bem Rogéria,

      Creio que não. Como está escreto no post há possibilidade de anular ao casamento na igreja, mas para tal deve-se ter um motivo que a igreja considera passível de anulação. Um exemplo, se ele ou a esposa mentiram quanto a fertilidade uma vez que uma das partes gostaria de ter filho. Se o casamento não tivesse sido consumado, ou seja, ocorrido o ato sexual, se uma das partes fosse homossexual, dentre outros. A separação por si só, por falta de amor ou compatibilidade de convivência não dá esse direito. Procure o Padre de sua cidade e busque orientação, pois os dois estão vivendo em pecado. Estarei rezando por vocês. Que Deus lhes guie.

  9. Oi, meu namorado é divorciado, mais é casado na Igreja. Eles se separaram porque ela o traiu depois de 5 anos de casados… Ele sempre tentando salvar o casamento e ela sempre prometendo mudar. Mas não adiantou, ela traiu ele de novo, e aí dessa vez ele já não quis mais. Ela desde o começo, não queria casar na Igreja, mais como ele queria, acabaram casando. Mais ela não queria casar. Ela casou por casar mesmo e por influencia de uns amigos deles da Igreja. E deu no que deu! Quando eles se separaram no civil, ela chegou pra ele e na cara dura disse que nunca o amou. Já eu, quero me casar com ele na Igreja e ele também… Mas minha dúvida é: Tem como o casamento dele ser anulado? Pois quero muito me casar com ele na Igreja.

    • Andréia,

      Infelizmente a traição não é um motivo para anular o matrimonio. A igreja prega o perdão acima de tudo e no caso dele o motivo não compete a anulação do matrimonio.

  10. antonio disse:

    boa tarde] me casei porque minha esposa tava gravida,,,,,depois de um tempo eu descobrir que a criança nao era minha filha ,,,,ae me separei,,e possivel no meu caso conseguir anular meu casamento na igreja

    • Antonio, paz e bem. Pode ser, mas oriento vc procurar o sacerdote, padre, de sua paróquia. Ele te direcionará para o tribunal da diocese. Lá vc será melhor orientado sobre o q fazer. O seu casamento foi feito sobre a mentira pelo que me conta. Isso pode ser sim um motivo. Mas, é bom ir ao padre para conversar com ele sobre isso.

  11. Rafael disse:

    Boa noite,

    Fui casado por 10 anos, minha relação acabou por inumeros motivos, hoje estou separado judiciamente, e durante o precesso de separação minhas ex-mulher, teve a capacidade de inventar e me acusar de abusar de meu filho, criou-se uma guerra entre familias, demorou um ano essa tormenta, muitos meses sem contato com meu filho, processo muito demoradoe grave isso tudo foi provado legalmente e com auxilio legal, do juizado infantil, agora com os pes no chão desejo cancelar anular meu casamento, tenho como fazer com esses motivos comprovados,

    aguardo contato.

    • Rafael, paz e bem da parte de Cristo nosso Senhor. Desde já estou rezando por você. O primeiro passo para anulação é ver se os motivos se enquadram nas normas do cânone, leis da igreja e depois abrir processo. Procure o sacerdote de sua paróquia para que ele te diga onde fica o Tribunal Eclesial em sua diocese e te oriente quanto as suas dúvidas. Caso ele não possa fazer vá a curia diocesana, geralmente fica localizada na cidade sede da diocese. Depois disso inicia o processo se os motivos foram avaliados como passíveis de anulação. Que Deus te guie neste caminho, mas lembre-se que ele ensina o perdão. Fique com Deus. Obrigado.

  12. Gra disse:

    olááá…td bem? meu namorado foi casado na igrejaa e ficou casado por 1 ano e meio…houve a separação por causa d traiçao da parte dela…e eles tem um filho..meu sonho é casar na igreja, será possivel a anulação desse casamento????

    • Graziela, a traição por si só não é argumento para anular o casamento, mas procure o sacerdote de sua paróquia para que ele lhe oriente onde é o tribunal eclesiástico de sua diocese. Contudo prepare-se e lembre que a igreja antes de qualquer coisa ensina o perdão.

  13. Susana disse:

    Boa tarde
    Queria saber para ter um processo na igreja é muito caro?
    Me separei pouco mais de um ano, Casei gravida de 6 meses nao foi forçado pela familia, e eu o amava muito, mas pouco tempo de casamento ele ja colocava que se casou comigo nao por me amar mas pela força da circunstancia se sentiu obrigado a se casar comigo. Por querer estar perto do filho, ficamos casados por 3 anos e meio, e nesse tempo ele bebia muito e usava drogas.
    sei que preciso procurar um padre para entrar com processo.

    • Susana, paz e bem! Quanto a valores não sei lhe falar se fica caro ou não. Sei que em muitos casos é preciso um advogado com especialidade em direito canônico.

  14. vania silva disse:

    ola anunciador …. tenho uma duvida… eu vivo com meu namorado a 5 anos … durante uma epoca em nossas vidas passamos um mes separados e eu tive relaçoes com outra pessoa…. depois disso voltamos e ele nunca descobriu….

    me arrependi muito do que fiz e agora queremos nos casar na igreja … to com medo de confessar ao padre e ele cancelar meu casamento… tem alguma possibilidade disso?

    • Paz e bem, Filha de Deus. Que bom que vai se casar e sair do pecado. Primeiramente é válido lembrar que não está sendo honesta com seu namorado. Penso que se você se coloca-se no lugar dele gostaria de saber se ele teve outros relacionamentos durante o afastamento de vocês. O padre não vai impedir você de casar, mas vai te orientar a fundar seu matrimônio na verdade. Tudo que nasce na mentira é frágil, tem fim. Funde seu casamento na verdade e no amor. Quem ama perdoa sempre. Ama prima a verdade.

      Espero você e seu noivo procurem o sacerdote para uma confissão antes do casamento. Façam também o curso de noivos. E sempre lembre-se da verdade. É nela que seu casamento deve ser firmado.

  15. Thais disse:

    Olá…. Eu gostaria de entender melhor, na igreja católica, o divorcio não tem valor nenhum? O homem divorciado esta vivendo em adultério???

    • Paz e bem Thais. A Igreja Católica não considera o divórcio uma ação de Deus, pois para nós católicos só pode casar uma só vez. Mesmo a anulação não significa divórcio e sim que o casamento não existiu. Portanto que é divorciado e já casou na Igreja, seja homem ou mulher, e arrumou um novo ou nova companheiro (a) está vivendo o adultério.

  16. katy disse:

    QUAIS OS MOTIVOS QUE PODEM LEVAR A ANULAÇÃO DO CASAMENTO E ELE SÓ PODE PROCURAR A IGREJA EM QUE CASOU PARA PEDIR A ANULAÇÃO.QUANTO TEMPO DEMORA, JÁ QUE NÃO POSSO CASAR NO CATÓLICO POSSO CASAR NO E EVÁNGELICO, ME DÊ ALGUMA OPINIÃO.AGRADEÇO!!!!!

    • Em caso de mentira sobre sexualidade; fertilidade; estado de solteiro; gravidez antes de casar falsa; de uma das partes envolvidas entre outros; Bigamia; Traição – antes do casamento; espancamento; casamento não consumado (ato sexual em si), dentre outros. A anulação deve ser solicitada ao tribunal eclesial de sua diocese. Procure a curia diocesana, nas secretarias paroquiais eles sabem informar onde fica. O tempo é relativo, depende do processo e apuração dos fatos. Quanto a receber o sacramento no evangélico vc estará burlando Deus, ou melhor pensando que está engando a Deus, mas não estará. Sendo assim não haverá para Deus casamento na Igreja protestante. Tem outra coisa, muitas não casam de novos as pessoas, mas apenas abençoam a relação. É diferente de casar. Procure seu pároco e converse com ele.

  17. katyane quadros de campos disse:

    CONHEÇO MEU NAMORADO A 6 ANOS E MORO A 4 ANOS COM ELE, TENHO UMA FILHA DE 3 ANOS, SEMPRE SONHEI EM ME CASAR NA IGREJA, MAS ELE JA FOI CASADO NA IGREJA CATOLICA, COMO FAÇO PARA REALIZAR MEU SONHO DE SE CASAR DE VEU E GRINALDA, ME AJUDE!

    • Paz e bem Katyane,

      Infelizmente eu não posso alimentar seu sonho lindo de casar na Igreja. É triste, mas tenho de alertar que o casamento dele ainda vale afinal não foi anulado. Oriente ele a procurar o sacerdote de sua paróquia e descrever o motivos da separação. Se houver algum motivo que corresponda aos legítimos para anulação do casamento dele, o sacerdote vai orientar a procurar o tribunal eclesiástico de sua diocese. Contudo penso ser difícil falar mais pois não sei os motivos que o levaram o divórcio. Se for por falta de amor, brigas no relacionamento e outros motivos corriqueiros não há motivo para anular o casamento.

  18. Sila disse:

    Olá, td bem?
    Morei com meu marido por apenas 7 meses, brigamos muito e nos ofendíamos demais, a ponto de eu desenvolver depressão e síndrome do pânico. Tinha crises muito fortes toda vez que brigávamos e estava grávida de 3 meses. Saí de casa para conseguir me tratar e gerar meu bebê em um ambiente tranquilo. Meu psicanalista disse que eu estava sofrendo violência psicológica e que não há maneira de retomar meu casamento em paz e criar meu filho em ambiente sadio sem que meu cônjuje se trate também. Porém, ele não aceita tratamento e decidimos pelo divórcio. Acredita que posso conseguir a nulidade do casamento?
    Obrigada! ;-)

    • Sila,

      Paz e bem. Cada caso tem suas particularidades que somente o responsável pelo tribunal eclesiástico pode responder. O melhor a fazer é o procurar o padre de sua paróquia. Ele vai te orientar e encaminhar para o responsável pelo Tribunal, que deve ser o bispo. O procure.

      Paz e bem. Que Deus lhe guie

  19. jaqueline santana disse:

    Boa noite,
    Gostaria de tirar uma duvida, meu sonho é de casar na igreja, e meu namorado ja foi casado uma vez, onde durou pouco tempo, e houve a separaçao, e o divorcio, agora pretendemos nos casar eu queria muito casar na igreja, o que deve ser feito ja faz 9 anos que foram separados e nao tiveram filhos?

    • Paz e bem Jaqueline!
      Obrigado pela visita e pelo comentário. Contudo a notícia que tenho não é boa. Se ele se casou na Igreja e se separou isso o impossibilita a casar novamente na Igreja. A anulação de de casamento não é simples e os motivos são muitos raros de terem acontecido. Sugiro você procurar o padre de sua paróquia e converse com ele. Ele poderá lhe orientar melhor.

  20. Josiane disse:

    É possivel a separação quando um dos conjugue não deseja ter filhos por causa de estragar o corpo” “?

    • Paz e bem Josiane,

      Creio que não, mas busque o sacerdote de sua paróquia para que ele melhor lhe oriente. Vou apurar aqui com o meu e assim que obtiver resposta eu posto no blog.

      Marquione Ban

  21. Daniella disse:

    Boa noite!
    Poderia me dizer quanto tempo leva para que o casamento seja anulado? Depois que eu procurar o Padre da minha igreja, esse processo demora? Vou me casar anda esse ano e o meu noivo é divorciado e quero me casar na Igreja.
    Obrigada.

    • Paz e bem! Daniella isso é difícil de dizer. Vai depender do caso e do Bispo. Ele é quem faz o processo. Depois manda a Roma. Se o Vaticano aprovar os motivos ai sai a anulação, mas o tempo é indeterminado devido a isso. Pode ser rápido ou demorar mais de ano.

  22. Alice soares disse:

    obrigada anunciador, segui hje seu concelho procurei o padre da minha paróquia, fui orientada e se Deus qzer vai dar tudo certo.

  23. Alice soares disse:

    Boa noite, aos 18 anos me casei na igreja e não no civil porque assim meu ex marido quiz. Esse casamento só aconteceu porque eu não tinha onde morar e ele me propôs o casamento, porem fazia apenas 3 meses que eu o conhecia.Muito menina e inesperiente aceitei e casei, na primeira semana após o casamento ele dormiu fora de casa, saia com os amigos, não mantinha relações normais como todos os casais comigo, começaram a surgir rumores que ele era homossexual, e após 6 meses ele arrumou minhas malas e me mandou embora, depois descobri que ele era estéril e não o procurei mais porque meu sonho é ser mãe. Hoje estou com 27 anos, namoro ha 3 e o que mais desejo é me casar na igreja , ter meus filhos e viver na graça de Deus com meu tão sonhado esposo, gostaria de saber sua opnião se é possivél a igreja anular esse casamento que só me trouxe infelicidade e vergonha

    • Boa noite! Paz e bem. Alice o conselho que posso lhe dar é que procure o padre de sua paróquia e lhe conte sua história.Peça-o para lhe encaminhar ao tribunal de sua diocese. Quem pode afirmar se poderá anular o casamento é somente o bispo. Eu poderia lhe dizer que sim, mas não sou grande entendedor dessas normas da Igreja. É valido lembrar que existem vários motivos para anular um casamento e quem julga se os motivos são valido é bispo.

  24. Mar disse:

    O meu sonho desde pequena é casar na igreja, só que o meu noivo é divorciado e já casou na igreja uma vez. Quais são os procedimentos pra ele casar novamente na igreja católica comigo?

    • Primeiramente, obrigado por visualizar meu blog. Espero que te ajude a aproximar de Deus. Quanto a sua pergunta, vai depender de sua situação conjugal. Aconselho você a procurar o padre de sua Paróquia para que ele possa avaliar e te orientar melhor, pois um vez casado na Igreja não se casa novamente, a não ser que o cônjuge morra ou que por motivos avaliados e julgados pela igreja o casamento anterior seja anulado. Porém quem poderá lhe falar se é possível anular o casamento anterior de seu esposo, é somente o padre após ele saber de toda a história. De ante mão adianto que o casamento dele tiver acabado somente por falta de amor, a Igreja nem vai abrir o processo. Procure o sacerdote e busque essa orientação.

      Obrigado

  25. Jamais imaginei que poderia esta passando por um situacao dessa,mas soh casada,meu marido e um viciado em pornografia na internete,coisas bem pesadas,ele sempre foi viciado mas soh descobri depois que me casei e foi poracaso,ele nao quer se trata,uma pessoa agreciva,ja tento me mata tres vezes,me humilha sempre que pode,grita muito,ja me agredui varias vezes,tentei levalo pra igreja todos esse anos,mas ele nao muda,e sempre se mostra uma pessoa agreciva,nao guento mais,pois soh choro,so muito catolica e por isso levei esse casamento ate hoje,mas nao guento mais,tenho medo doque ele possa faze comigo ou com meu filho uma hora dessas,ele e totalmente descontrolado,ja fiz de tudo par ajudar,mas de nada adianto,gostaria muito de consegui anula esse casamento,que pra mim desde o inicio nunco existil,ele soh mentil o tenpo todo,soh agora a mae dele me fala que ele sempre foi uma pessoa muito problematica,que ele tinque se trata,se puderem me ajuda eu agradeco

    • Meu conselho é que procure o padre de sua paróquia para que ele possa lhe conduzir, afinal quem melhor endente de como fazer isso é o sacerdote. Porem reze pelo seu esposo assim como fez Santa Rita, que por meio da oração consegui mudar seu esposo.

      que Deus abençoe vc e te dê muuitas bençãos

    • Tiago Toyoda disse:

      Simone, a Igreja Católica ensina que embora uma pessoa não possa se divorciar para se ter relações com outra, é permitido que um casal passe a viver separado em caso de perigo espiritual ou temporal.

      “Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher (…) A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo em que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.” (I Coríntios 7:10-11; 7:39)

      Acho que esse seria o melhor ponto de partida para se orientar no seu caso.

      Procure um bom sacerdote e conte a história em detalhes para que ele possa lhe ajudar mais de perto. Imagino que esse é um momento muito difícil e doloroso para você, mas mantenha-se firme na fé. Esforce-se para rezar o terço ou o rosário todos os dias, e Maria Santíssima, nossa querida mãe, amável Senhora, e poderosa soberana lhe oferecerá consolo.

      Fique com Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s