Por que a Igreja Católica celebra o 7º dia de Falecimento

Postado em

Hoje faz sete dias do atentado a escola de Realengo no Rio de Janeiro. Também hoje, o bispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani Tempesta irá celebrar o 7º dia de falecimento das 12 crianças. Mas, por que isso? Por que sete dias?

Essas perguntas são pertinentes e nos ajudaram a entender melhor porque a Igreja Católica celebra o sétimo dia de falecimento das pessoas.

No dia do enterro todas as denominações, religiões celebram o culto fúnebre, corpo presente, exéquias diante do corpo do falecido e junto a família. A igreja católica entende também que se deve celebrar o sétimo dia da morte das pessoas.

Essa atitude faz parte da doutrina católica é e baseada na Bíblia. No livro de Genesis, capitulo 50, 10 está escrito que José fez uma celebração n  sétimo dia de morte de seu pai Jacó. “Fizeram uma solene lamentação. José celebrou em honra de seu pai Jacó, um luto que durou sete dias”, Gn 50, 10.

Já no livro de Samuel, há uma passagem que narra o falecimento de Saul que diz: “E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias.”(1Sm, 31,13) Assim também foi com Judit, a heroína do povo hebreu. “Todo o povo chorou durante sete dias”. (Jd 16,24)

Baseado nessas em outras citações é que a Igreja celebra o sétimo dia de falecimento de seus fiéis. É valido lembrar também que o numeral 7 possui uma grande simbologia para os cristãos. Foi no sétimo dia que Deus terminou a grande obra da criação e descansou. Esse número significa plenitude, perfeição, eternidade fazendo com que a celebração de sétimo dia signifique os falecidos estejam na plenitude divina.

Também no último livro da Bíblia, Apocalipse, o número sete ressurge mostrando a perfeição divina novamente. “E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.” (Ap 5, 6)

É por tudo isso que a Igreja celebra seus mortos no sétimo.

Por Marquione Ban

 

About these ads

Um comentário sobre “Por que a Igreja Católica celebra o 7º dia de Falecimento

    Terezinha stuepp disse:
    05/08/2012 às 14:43

    Nunca me imaginei procurar porq realizava a missa de setimo dia.
    agora q meu pai faleceu,vim buscar pra saber o significado.
    Realmente Deus é plenitude do amor e sabedoria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s