POLÊMICA: Clipe de jovens para JMJ inspirado em sucesso secular do funk

Que a JMJ está próxima todos nós sabemos, mas que algumas coisas estranhas tem surgido em preparação a esse evento também. O termo estranho é a melhor forma que tenho para definir esse vídeo.  Sei, e fico feliz, que os jovens estejam usando de criatividade para promover a JMJ e fazer o melhor evento de todos, mas falta um pouco de orientação a juventude católica do nosso Brasil.

O vídeo abaixo é inspirado no “Show das poderosas” da cantora de funk MC Anitta. Nada contra ela e muito menos a favor. Temos sempre de lembrar que a JMJ é um evento religioso e nada além disso. Religião é cultura podem se misturar muito bem, mas devemos saber os limites.

Outro dia, vi uma turma de jovens fazendo um “harlem shake” na Paixão de Cristo. Sucesso na rede, isso funciona assim, as pessoas ao ouvirem uma musica de mesmo nome fazem uma dança maluca.

Temos de saber nossos limites. Lembro São Paulo que nos saldou com umas das mais belas frases e ensinamentos da Bíblia: “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine” – 1 Coríntios 6:12. Tomemos isso como bandeira.

Como disse antes, fico feliz por ideias inovadoras, mas desde que sejam coerentes a fé cristã. Devemos saber nosso lugar e o modo como fazer.

O pior de tudo é que vi esse vídeo em blog que o satirizava qualificando ele como “Vergonha alheia records”. 

6 comentários em “POLÊMICA: Clipe de jovens para JMJ inspirado em sucesso secular do funk

  1. a musica e boa desde o momento que fala em um representante de DEUS,eu aprovo,muitos pelegrinos que não falam nosso idioma,vão gostar do ritimo de funk que e BRASILEIRO.tenho
    65anos vividos.

    Curtir

  2. Creio que a intenção não foi ridicularizar, e sim mandar uma mensagem em um ritmo diferente. A maldade está nós olhos de quem vê. A letra pode ser encarada também como uma critica as musicas vazias e sem crescimento, pode reparar que a letra ficou muito legal, com uma mensagem transparente e que agrega em um ritmo descontraido. A igreja tem feito de tudo para aproximar o jovem, acredito que devemos visualizar o esforço por de traz de toda essa polêmica sem necessidade.

    Curtir

  3. Ja eu gostei de ver que nossos jovens tem ousadia e coragem para dobrar os joelhos para clamar a salvação de almas foi Jesus quem disse ” meu coração deseja salvar almas ” se calarmos as pedras falaram,não vi nada de vergonhoso pelo contrario pude ver no rosto desses jovens a alegria que é fruto do Espírito Santo que nos faz anunciadores da nossa Fé . vai em frente queridos jovens Seja bem vindo PAPA FRANCISCO

    Curtir

Deixe um comentário