Você sabe a diferença entre Assunção e Ascensão?

Hoje é dia de Assunção de Nossa Senhora. A igreja em todo o mundo celebra a subida de Maria ao céu. Contudo, você sabe o que significa assunção? E a igreja já celebrou a ascensão de Jesus Cristo? Como assim?

Deu um nó, não é? Embora as palavras sejam parecidas seu significado e sua festas são distintas.

Ascensão de Jesus Cristo celebra-se depois do Tempo Pascal encerrando esse período de festa pela ressurreição de Cristo e marca o anuncio da chegada de Pentecostes. É uma festa móvel da igreja. A Ascensão de Cristo significa que Jesus subiu ao céu – At 1, 1- 11. O significado da festa também é o da palavra. Ascender significa subir por sua conta. Cristo vai ao céu pelo seu poder. Ninguém o leva.

Já a festa da Assunção de Nossa Senhora, marca um dia importante na vida do católico, pois celebramos um dos dogmas marianos mais importantes. Maria subiu ao céu e é santa. A Assunção de Maria significa que o magnifica, oração cantada por Maria se cumpriu – Lc 1. Ser assunto significa que alguém o levou. Maria foi assunta ao céu. Jesus a leva. Aí está o sentido desta festa. Maria é levada ao céu pelo seu Filho e Mestre Jesus.

Então, a diferença entre assunção e ascensão é simples. Ascensão é subir ao céu por sua conta, como Cristo fez. Assunção é ser levada ao céu, como é o caso de Nossa Senhora.

15 comentários em “Você sabe a diferença entre Assunção e Ascensão?

  1. Nos lugares onde é feriado, a festa da Assunção é celebrada no dia 15 de agosto.
    Onde não é feriado, a mesma é celebrada no domingo seguinte, para que todos vivam melhor este dia.

    Curtir

  2. Por favor me esclareça qual livro da Bíblia narra a Assunção de Maria mãe de Jesus Cristo pra sanar minhas dúvidas obrigado

    Curtir

    1. A Assunção de Nossa Senhora é Tradição da Igreja baseada na crença apostólica e sinais como no livro de Apocalipse que narra que Deus fez um lugar para a Mulher. Como pode o filho não levar sua mãe ao céu? Ele mesmo disse a um ladrão na cruz que “hoje ainda estaria no céu com ele”. Imagina sua mãe.

      Curtir

    1. Vini, pesquise no blog sobre esse tema e verá porque acreditamos. No entanto, gostaria de perguntar para você uma coisa. Se você fosse Jesus, Deus e filho de Deus, nasce neste mundo para uma missão, mas é educado por uma mulher e um homem. Eles lhe assitem o tempo. Lhe ensinam sobre a cultura local, sobre a fé e as tradições. Acompanha você durante seu calvário. Quando todos seus amigos vão embora fica aos pés da cruz. Junto. Você não iria levar sua mãe para o melhor lugar que você tem? Se não fosse assim, Jesus iria contra suas palavras na cruz ao falar com bandido “que hoje mesmo estará comigo no céu”. A misericórdia de Jesus é seletiva? E sim o céu é habitado por santos e santas. Outro tema.

      Curtir

    2. COMO O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ É UM DOGMA DA SANTA IGREJA E AONDE VC ENCONTRA NA BÍBLIA QUANDO, ONDE E COMO MARIA MORREU? E ONDE SE ENCONTRA SEU CORPO?

      Curtir

      1. Renato, é um dogma que se crer desde os primeiros cristãos. Ensinados pelos apóstolos. Ensinada pela tradição da Igreja. A mesma que compilou e guardou por anos a Bíblia que vocês protestantes usam hoje. Eu creio nisto. E como disse antes, imagine você no lugar de Cristo. Não iria levar sua mãe para o céu? Lembre da passagem em sua morte de cruz. O que ele disse ao ladrão do lado dele? “Hoje mesmo estará comigo no paraíso”. Jesus não disse que esse ladrão estaria no sono dos santos ou adormecido feito a “Bela adormecida”. Jesus disse “paraíso” e que estaria com Ele. Por que levaria um ladrão arrependido e deixaria sua mãe? Você deixaria sua mãe sabendo de sua santidade e devoção a causa do Pai? Sabendo de sua obediência? De seu sim?

        Curtir

  3. Mas a bíblia sagrada nos diz :que NINGUÉM subiu ao céu senão aquele que desceu do céu o filho do homem que está no céu. João 3 -13

    Curtir

  4. Helen
    Como estudei em colégio de freiras, Sacramentinas, há muitos anos atrás, tive o privilégio de obter alguns conhecimentos acerca da religião católica. O tema abordado por você, trouxe-
    me à lembrança de algo que estava adormecido. Isso foi muito bom. Ascensão significa o momento em que o Cristo do Planeta Terra, ascendeu aos céus pelos seus próprios poderes divinos, enquanto que Maria, a digníssima mulher escolhida para ser o aparelho materno de Jesus, o Cristo, neste plano terrestre, subira aos céus mediante os poderes divinos do seu amado Filho, sendo este evento denominado ASSUNÇÃO. Dora

    Curtir

  5. Republicou isso em Ecclesia Militanse comentado:
    Esclarecimento sobre a significado de Ascensão e Assunção por O Anunciador. Embora celebradas todo ano, muitos não sabem que ambas as festas possuem significados distintos: Cristo Ascendeu por Seu próprio poder. Já Maria, que como nós é criatura, subiu pelo Poder de Deus. Leia mais…

    Curtir

Deixe um comentário