Dois Papas: um singelo e profundo diálogo sobre a Igreja

Neste mês de dezembro a Netflix lançou o filme, que ao meu ver o melhor, Dois Papas. O filme narra a história por trás da eleição de Bento XVI, sua renúncia e a escolha de Francisco a partir do ponto de vista do então papa Bento XVI, bem como o drama em assumir a missão de Francisco. Chega a ser uma biografia. Alerto que o filme é ficção baseada em fatos reais. Não é todo verdade, mas transmite sentimentos reais.

dois-papas-netflix-bode-na-sala
Um das cenas finais com Francisco já papa e Bento XVI emérito. 

E que ganho foi este filme para a Igreja. Antes de vê-lo eu me preparei pensando que veria bastidores tendenciosos a criticar de forma pejorativa a Igreja, o papa, principalmente Bento XVI. Quebrei a cara.  O filme é singelo. Um diálogo cativante e generoso. Digno da intelectualidade de Bento XVI e da simplicidade de Francisco. É forte como os dois.

dois-papas-poster-bode-na-salaDois Papas nos colocam no olhar de cada um. No sofrer de cada um deles. Um papa pesado pela por ser conservador e outro por querer reformas que são modernas demais para alguns. Há um diálogo que é claro e notória a diferença entre um e outro, mas que ao fim confirmam apenas que os dois desejam uma só coisa: levar Cristo ao mundo por meio da Igreja sem corromper sua mensagem.

Aconselho a cada cristão, principalmente os católicos a verem este filme. Repito, é ficção baseada em fatos reais. Não tomem tudo como verdade. Meirelles, diretor, sobre muito bem abordar a crise que a Igreja vivia ainda com João Paulo II, em seu final de papado, e continua no papado de Bento XVI. E que afeta até hoje o papado de Francisco.

O filme é sobre missão. Qual foi e é a de cada papa. Recomendo vocês verem.

Dois-Papas-Netflix
Veja e descubra como os dois foram parar no meio do povo. 

Ah! O filme ainda conta com as atuações fenomenais de Anthony Hopkins e Jonathan Pryce nos papeis de Bento XVI e Francisco respectivamente.  Confira o trailer:

por Marquione Ban

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s