Igreja anuncia nova libertação de presos políticos em Cuba

A Igreja Católica em Cuba anunciou ontem (3/2) a libertação de quatro cubanos não pertencentes ao ‘Grupo dos 75’, embora ainda esteja pendente a libertação de 11 membros deste coletivo que rechaçam o exílio.

Como nas ocasiões anteriores, os quatro nomes – Victor Jesus Hechavarria Cruz, Osmel Arevalos Nuñez, Alexis Borges Silva e Rodrigo Gelacio Santos Velazquez – foram divulgados por uma nota do Arcebispado de Havana.

O comunicado indica que 60 prisioneiros cubanos já aceitaram a proposta de deixar o cárcere e o país, e de se transferirem para a Espanha. Desde o diálogo aberto em maio de 2010 com a Igreja católica da ilha e respaldado pela Espanha, o Governo de Raúl Castro anunciou a libertação de 52 opositores do chamado Grupo dos 75. 40 já estão na Europa, enquanto 11 se recusam a partir e permanecem presos.

Sobre estes, o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Lucas Ortega y Alamino, declarou ter a ‘certeza moral’ de que serão libertados nos próximos meses, adiantando que também serão soltos outros detentos por motivos políticos:“Existe uma promessa clara e formal do Governo cubano de que todos estes prisioneiros sejam postos em liberdade” – disse em 1º de janeiro passado.

Os 75 membros do Grupo foram presos na onda repressiva da chamada “Primavera Negra” de março de 2003. Os dissidentes – dentre os quais sindicalistas e jornalistas – foram condenados em seguida a sentenças de 14 a 27 anos de prisão.

Fonte Católicanet

Um comentário em “Igreja anuncia nova libertação de presos políticos em Cuba

Deixe um comentário