Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano divulga nota de esclarecimento sobre Padre Felipe de João Monlevade

Após a confusão na Paróquia de São Jose Operário e Nossa Senhora de Fátima, em João Monlevade o Bispo Dom Odilon fez comunicado aos fiéis destas paróquias. Antes desta nota ser publicada, o vigário geral, Padre Chico Guerra já havia feito um pronunciamento.

Veja o comunicado de Dom Odilon

Aos fiéis das Paróquias São José Operário e de Nossa Senhora de Fátima, em João Monlevade, à imprensa e aos demais irmãos e irmãs na fé.

No dia 18 de Abril, depois de uma longa reunião entre os superiores dos Sacramentinos da Adoração, Dom Odilon e alguns membros do Conselho Presbiteral, iluminados por alguns telefonemas dados ao senhor arcebispo Greco–Melquita-Católico de São Paulo e posterior reunião dos mesmos com o padre José Felipe, foram feitos todos os esclarecimentos do seu processo vocacional durante os seus 4 anos de sacerdócio.

À noite, a convite do próprio padre José Felipe, ele se reuniu com os membros do CPP – Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia São José, na presença do Vigário Geral, o padre Francisco Neto Guerra, e confirmou sua necessidade pessoal de retornar às suas origens, pedindo desculpas e perdão aos paroquianos, especialmente àqueles que estavam reivindicando da Diocese o seu retorno para a Paróquia São José.

Após a reunião ele redigiu outra carta explicando os motivos pessoais de sua saída, endereçando-a ao bispo diocesano, ao conselho presbiteral, aos fiéis das duas paróquias acima citadas, assegurando que sua renúncia, comunicada no dia 13 passado, em carta redigida de próprio punho, fora de livre e espontânea vontade, em vista de equívocos que ele cometera ao desejar trabalhar em João Monlevade.

Sendo assim, após esclarecidas e encaminhadas as questões de fórum interno no que se refere a Diocese, a Congregação dos Sacramentinos e ao padre José Felipe, e tendo a veracidade do seu sacerdócio constatada publicamente, damos o caso por encerrado.

Agradecemos a todos que rezaram e manifestaram sua fé e amor a Igreja. Agradecemos também a imprensa que se esforçou em fazer o seu trabalho. Manifestamos nosso respeito por ela, mas dando o caso por esclarecido e encerrado, nenhuma das partes envolvidas no assunto fará outro pronunciamento, nem dará entrevistas isoladas ou coletivas.

Que Deus os abençoe!

Dom Odilon Guimarães Moreira

Bispo da Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano

Veja também

Diocese de Itabira se pronuciou ontem sobre polêmica em João Monlevade

Deixe um comentário