Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” a Campanha da Fraternidade deste ano vai abordar a saúde no Brasil. A abertura oficial a nível nacional será na quarta-feira de cinzas em local ainda a definir pela Conferência Nacional do Bispos do Brasil. No Vale do Aço a abertura da CF será no dia 26/02, às 8h, em Fabriciano, na praça da prefeitura. De acordo com a coordenação do Regional III da Diocese de Itabira/Fabriciano o local foi escolhido por causa da situação do Hospital Siderúrgica.
O evento vai contar com a participação de mais de 18 paróquias vindas de Ipatinga, Fabriciano, Timóteo, Belo Oriente, Mesquita, Antonio Dias, Jaguaraçu e outros cidades do Vale do Aço. A abertura terá inicio na praça da prefeitura e depois segue em caminhada para a Catedral de São Sebastião. Lá haverá missa com Dom Odilon e padres da Região Pastoral III.
Siderúrgica
O hospital está fechado há mais de um ano devido a má administração e irregularidades. Devido ao fechamento do Siderúrgica, os outros hospitais estão ficando superlotados e a população, principalmente de Fabriciano, desamparada.
Enquanto o impasse na justiça não se resolve, para decidir que vai administrar o hospital, quem perde é o povo.
“Que a saúde se difunda sobre a terra”