Veja a carta de convocação para os católicos participarem:
O CERIS (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais), com o apoio da CNBB e da CRB, convoca todas as instituições católicas para participar do Censo da Igreja 2011, cujo comunicado oficial foi dirigido aos (arce) bispos, chanceleres diocesanos, provinciais de congregações religiosas, seus secretários, com o objetivo de atualizar o dados de todos os membros da Igreja. Em 2008 aPromocat realizou o Censo apresentando novidades no novo Anuário Católico impresso, e com o mesmo intuito, a equipe designada para compor o trabalho, necessita colaboração e seriedade de todos para produzir com competência o Anuário 2011.
Nesse sentido, para que a pesquisa seja fiel aos dados enviados, as (Arqui) Dioceses e Congregações já cadastraram responsáveis que estão responderão as perguntas do Censo da Igreja Católica 2011 – Caic-Br. A atualização dos dados cadastrais das paróquias e casas religiosas, assim como dos membros do clero, das religiosas, dos diáconos e todos ligados à Igreja, pode ser feita diretamente na Circunscrição Eclesiástica ou Sede de Governo de Instituto religioso a que pertencem.
O Anuário Católico se tornou a única fonte de recursos do CERIS. Assim, torna-se imprescindível que todos tenham conhecimento sobre a importância de adquirir a publicação, pois a compra do novoAnuário Católico além de ser um instrumento de acesso aos dados oficiais da Igreja e um guia de compras oferecido pelo segmento católico, é fundamental que os recursos adquiridos sejam direcionados para manter o projeto com máxima segurança, colaborando com o seu autofinanciamento.
Comunicamos ainda que, com muito zelo e seriedade, continuamos no processo de reformulação do Censo Anual da Igreja Católica no Brasil – Caic-Br, agora na etapa de informatização da pesquisa realizada pelo CERIS, hoje sob orientação do Exmo. Dom Dimas Lara Barbosa, Diretor-Presidente. Brevemente as informações do Censo poderão ser acessadas por meio do portalwww.guiacatolico.com.
Unidos pela mesma missão, agradecemos a participação e colaboração de todos para que o Censoobtenha êxito e possa contribuir cada vez mais para a evangelização da Igreja no Brasil, onde somos convocados a ser discípulos missionários de Jesus Cristo.