Diocese de Itabira se pronuciou ontem sobre polêmica em João Monlevade

Padre Chico Guerra, vigário geral da Diocese

O Vigário Geral da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, Padre Francisco Neto Guerra, fez o pronunciamento oficial da Diocese para a imprensa sobre a transferência do Pe. José Felipe, que estava à frente das paróquias São José Operário e Nossa Senhora de Fátima, em João Monlevade. Para isto, o sacerdote concedeu entrevista coletiva na Igreja Nossa Senhora de Fátima, neste sábado, dia 16, às 16h. Após atender os jornalistas, Pe. Francisco se reuniu com o Conselho da Paróquia  São José Operário e, posteriormente, atendeu os paroquianos.

O vigário garantiu que não houve “exoneração” do Pe. Felipe e explicou que o pároco estava na Diocese em caráter experimental, já que pertence a Congregação dos Sacramentinos da Adoração Perpétua, da Paróquia da Boa Viagem, em Belo Horizonte. “A saída de um padre de uma paróquia e sua transferência para outra é um acontecimento comum na Igreja Católica. Neste caso, ele não pertencia a nossa Diocese”, esclareceu o vigário geral, que reforçou: “Temos por hábito acolher sacerdotes que queiram fazer experiências em nossa Diocese”.

Padre José Felipe estava há três meses em João Monlevade e encerrou os trabalhos nas duas paróquias no dia 13 de abril. Entre as atividades desenvolvidas estavam obras de restauração na Igreja São José Operário, símbolo oficial da cidade, e o aumento do número de fiéis nas celebrações. “O bom trabalho que ele desenvolveu fez com que as pessoas achassem ruim sua saída, gerando protesto dos fiéis. O nosso sofrimento é a dor do povo. Ele estava fazendo, de fato, um grande e bonito trabalho”, reconheceu padre Francisco.

O vigário geral vai atuar temporariamente nas Paróquias São José Operário e Nossa Senhora de Fátima durante a Semana Santa.

3 comentários em “Diocese de Itabira se pronuciou ontem sobre polêmica em João Monlevade”

  1. bom, acredito que tem coisas que vcs da imprensa não sabem !!! esse bispo gosta de apoiar incentes e proteger padres bandidos !! quem não lembra do caso de Itabira do padre Marcio ?
    no que deu ? e recentemente esse bispo caluniou um padre que passou em nossa diocese de receptador de cargas e ladrão da caminhaão isso lhe rendeu um processo que esta tramitando no forum de Itabira é só ir lá e conferir!! esse bispo e alguns padres são verdadeiros mercenarios do povo digo ao jornal bom dia vai ao forum de Itabira e faz uma pesquisa sobre esse processo e procura o padre que o processou certamente ele vai abrir o jogo !!

    Curtir

    1. Obrigado pelo comentário. Acredito sim que muito mais coisas nesse caso de João Monlevade, mas que na minha opinião é de cunho pessoal entre o padre e o bispo. Como um profissional que respeita a ética, não entrei em detalhes quanto a isso. Já a republicação da nota da Diocese, o fiz devido este blog informar o que acontece em nossa diocese. Obrigado e espero continuar contando com você.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s