O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972. Na mesma ocasião, outra resolução criou também a UNEP, o Programa da ONU para o Meio Ambiente.
Nos últimos anos, constantes mudanças climáticas estão ocorrendo num ritmo acelerado em todas as partes do mundo.
Muitas empresas já discutem e propõem ações no sentido de trabalhar pela preservação do meio ambiente e contribuir com projetos ou obras com menores impactos gerados ao meio ambiente.
O Santuário Nacional de Aparecida trabalha em comunhão com esta ideia, e com iniciativas que visam a fraternidade e a vida no planeta.
Um dos grandes desafios é deixar este grande Templo de oração organizado e limpo após a visita de centenas de fiéis aos finais de semana de grande movimento.
Nesse sentido, o ‘Projeto Casa Limpa’ visa incentivar os visitantes a zelar pela limpeza e manutenção do maior santuário mariano do mundo.
O projeto, que teve início no mês de abril, prevê o apelo aos visitantes do Santuário para que depositem corretamente o lixo nas lixeiras espalhadas pelo Santuário, e, dessa forma, facilitar a separação do lixo reciclado.
Com o Casa Limpa, foram colocadas 70 novas lixeiras duplas na área de silêncio, bem como 80 novos latões e 20 containers novos, somando estes aos 140 latões já existentes. Foram duplicados os pontos fixos de coleta de lixo e a campanha ganhou o apelo de É PECADO SUJAR A CASA DA MÃE.
A ação consiste em distribuir em pontos diferentes do Santuário, peças de comunicação com o apelo da campanha, estrategicamente colocadas próximas aos recipientes de lixo, bem como distribuição de flyers orientativos e sacos de lixo na entrada do estacionamento, atingindo diretamente o visitante que adentra o Santuário Nacional.
O trio elétrico do Santuário, conhecido por ‘Devotão’, também percorre os pátios do Santuário nos intervalos das celebrações com o jingle da Campanha.
Apoio à cooperativa ‘Anjos da Limpeza’ – Criada formalmente graças ao impulso do Santuário Nacional, o Anjos da Limpeza é uma cooperativa de reciclagem da cidade de Aparecida, que recebe apoio do Santuário.
Além de serem os responsáveis pela separação do material reciclado coletado no Santuário, que é revertido para a cooperativa, o grupo recebe repasse mensal e cesta básica.
Em 2003, quando da formação da Cooperativa, o Santuário cedeu um terreno para a montagem do galpão onde é depositado o material reciclável, doou uma prensa e cobrou organização dos catadores.
No ano passado, também foi doado ao grupo um veículo para auxiliar os agentes no transporte do material reciclado.
Além desses projetos, diversas ações são desenvolvidas pelo Santuário nesse sentido, tanto para contribuir na conscientização dos milhares de romeiros que visitam a Casa da Mãe Aparecida ao longo do ano, como para a conservação do meio ambiente.
Campanha da Fraternidade – Neste ano, a Campanha da Fraternidade propôs uma discussão sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) incentivou a reflexão do tema ‘Fraternidade e a Vida no Planeta’. Com o lema ‘A criação geme em dores de parto (Rm 8, 22)’.
