
No mês de junho (04/06) a Lei da Ficha Limpa completou um ano. A partir deste mês ela pode ser aplicada nas eleições de 2012 sem que haja recursos como foi em 2010. Naquele ano o juiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, havia dito que a aplicabilidade da lei no mesmo ano era inconstitucional e que, portanto ela deveria ter um ano de existência para ser aplicada.
De acordo com o juiz Márlon Reis, de Imperatriz no Maranhão, e um dos fundadores do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral – MCCE, que liderou a população no movimento da lei da Ficha Limpa, diz que essa data representa uma conquista para população brasileira. “A sociedade brasileira demonstrou que é capaz de sensibilizar o Parlamento por meio da pressão cívica. Foi uma conquista histórica que nos demonstra que não vale a pena ficar reclamando”, afirma o magistrado em entrevista ao blog O Anunciador – http://www.oanunciador.wordpress.com.
Márlon Reis destaca ainda que essa vitória serve de exemplo para a sociedade que pode se mobilizar para conquistar seus direitos. “Precisamos nos organizar coletivamente e lutar pela conquista dos nossos objetivos como sociedade”, diz.
Agora com a lei da Ficha Limpa aprovada o MCCE já está trabalhando no próximo projeto: a reforma política. Para os cidadãos interessados em fazer parte desse projeto basta acessar o site do movimento – www.mcce.org.br – e participar.
Confira a entrevista na integra. É clicar AQUI.