O tradicional tríduo em devoção a Imaculada Conceição, no bairro Caçula (Ipatinga) começa no dia 05/12, com a missa presidida pelo Pe. Alex Maria, da paróquia São Geraldo (Bom Jardim). No dia 06/12 a missa é por conta do Pe. Jorge, pároco na cidade de João Monlevade. E no dia 07/12 Dom Odiolon, bispo de Itabira/Cel. Fabriaciano é quem preside a missa. A festa de encerramento será no dia 08/12, dia de Imaculada Conceição, presidida pelo Pe. Aloísio Vieira, pároco da paróquia Sagrada Família. Todos os dias as missas serão as 19h30. A comunidade fica localizada à Av. Guido Marliere, saída do trevo do Panorama para o bairro Iguaçu.
Além de missas todos os dias para festejar a mãe de Deus, a comunidade também é convidada a chegar um pouco antes do horário das missas, as 19h, para rezarem o ofício da Imaculada Conceição. Cada dia da festa também será abordado um tema diferente. O primeiro dia é “Maria, intercedei pelas nossas famílias.” No segundo dia, a temática estudada será “Maria, coração transbordante de paz e fé.” O último dia do tríduo o tema é “Maria fortalece a juventude”.
Imaculada Conceição
A igreja católica acredita que Maria não foi escolhida ao acaso. Deus já havia predestinado Nossa Senhora para ser mãe de Jesus. Como é sabido, todos nós nascemos com o pecado original, cometido por Adão e Eva que desobedeceram a Deus e comeram do fruto da árvore proibida. Esse pecado para os católicos não existia em Maria. Por isso o título dado, Imaculada Conceição.
Para os católicos Maria não teve pecado original, era pura, sem maculas. Foi concebida sem que o pecado de Adão e Eva, pais da humanidade a tivesse acometido. Esse é um dogmas da Igreja, verdades incontestáveis para os católicos.