As redes sociais e as igrejas.

Orkut, Facebook, Twitter, MSN e outros sites de relacionamentos são uma febre entre os brasileiros.  Cerca de 55% dos usuários do Orkut no mundo são do Brasil. Agora essa febre também chegou no universo das igrejas. O grupo Canção Nova lançou neste ano o Gente de Fé, site de relacionamento católico.

Ao digitar no Google a expressão “sites de relacionamentos católicos” imediatamente aparecem 2.220.000 resultados para a pesquisa. Na primeira página surgem 4 grandes sites de relacionamento, sendo que a maioria é voltada ao namoro. Também como resultado de pesquisa no Google há aproximadamente 505.000 sites católicos no ar hoje – considerando paginas em português.

Impulsionado pelo advento tecnológico da internet e comemorando o dia mundial das comunicações, em maio deste ano, o Papa Bento XVI incentivou o evangelismo pela rede dizendo a “todos os que utilizam as novas tecnologias das comunicações, especialmente os jovens, a fazê-lo de uma forma positiva” e a “dar-se conta do grande potencial desses meios para construir laços de amizade e solidariedade que possam contribuir para um mundo melhor”.

Talvez inspirados pelas palavras do Papa o maior grupo de comunicação católico do Brasil, a Canção Nova, criou o Gente de Fé.  Diferente do Orkut seu usuário possui um blog. Em entrevista ao blog Diário Pernambucano João Mariano Silva Neto, gerente de planejamento do Departamento de Tecnologia da Canção Nova, diz que “na maioria dos sites de relacionamento não há uma preocupação ostensiva do compromisso com a verdade das informações postadas. É possível assumir outra personalidade, integrar comunidades sem se identificar verdadeiramente, acessar materiais inadequados e abusar da navegação.” Ele diz ainda que “nós procuramos oferecer um ambiente favorável ao surgimento de amizades verdadeiras, trocas de experiências comprometidas com o crescimento do outro, além de oferecer um número ainda maior de ferramentas que estimulam a interação”, afirma o diretor.

Para Alice Batista, usuária do Gente de Fé, as redes sociais católicas são “um instrumento muito rico, onde podemos trocar testemunhos, mensagens que  podem animar aqueles que se encontram abatidos, conhecer cristãos de verdade e fazer amizades com pessoas que buscam o mesmo Deus.”

Conheça alguns sites de relacionamento católicos:

Gente de Fé

Nação Católica

Encontros Católicos

Bar Brasil – bate-papo católico

Namoro Católico

Uma consideração sobre “As redes sociais e as igrejas.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s