O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE – está organizando um projeto de iniciativa popular sobre Reforma Política no Brasil. O MCCE reúne uma vez por semana para discutir os principais pontos que devem fazer parte do projeto de reforma política. Em 2010, o movimento encabeçou as mobilizações pela criação e aprovação do Projeto Ficha Limpa.
Inicialmente, o MCCE definiu cinco eixos prioritários para o debate: fortalecimento da democracia direta, fortalecimento da democracia participativa, aprimoramento da democracia representativa, democratização da informação e da comunicação e transparência no poder judiciário.
Esse novo projeto tem por objetivo influenciar a Reforma Política a partir dos interesses da sociedade civil. Também é meta do movimento fazer com que a sociedade se torne um ator importante nessa discussão que, tradicionalmente, só políticos, partidos e universidades participam.
O MCCE planeja a criação de cursos de formação política e cidadania a serem ministrados, gratuitamente, nas escolas e universidades. Ele também discute a possibilidade de se tornar uma organização formal, registrada.
Atualmente participam do MCCE a Senge-MG – Sindicato dos Engenheiros do Estado de Minas Gerais, ONG Mãos Limpas, CUT-MG, Sindicato dos Jornalistas-MG, SIND-UTE, INAPP, Associação Democracia Ativa, ABRAÇO, Comitê Mineiro do FNDC, Instituto Cultiva, SITRAEMG, ONG Cidadania e Paz, CEDEFES, Nossa ONG, OAB-MG, Fórum Mineiro de Reforma Política, Proteste Minas, Nesp, Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política e Instituto Cidade.
A próxima reunião do movimento será no dia 16 de março.
O que é reforma política?
Reforma Política é o aperfeiçoamento do sistema político do país.
As decisões em nosso país são tomadas pelos nossos representantes (os políticos) ou pelo povo (diretamente), através das consultas, dos conselhos e da participação popular. Mas este sistema ainda tem muitas imperfeições, que precisam ser corrigidas.
Se o sistema político é ruim, a participação da população também fica ruim e os governos acabam sendo ineficientes e corruptos, seja nas cidades, nos estados ou no nível federal.
Se o sistema político melhora, o povo acaba participando mais e melhor, com a conseqüente melhora também dos políticos e dos governos.
Por isto, defendemos uma Reforma Política que aperfeiçoe o nosso sistema político. Se você quer saber um pouco mais, continue visitando nosso site e esteja convidado a participar conosco deste movimento.
Saiba mais
Fonte Brasil Reforma MG/Senge-MG
Imagem http://www.sponholz.arq.br/
