Ontem foi o Dia Mundial da Água e foi nesta data que a Atlas Brasil lançou uma pesquisa onde as previsões sobre a falta de água no Brasil não são nada otimistas. O país deverá enfrentar um grave problema de abastecimento de água nos próximos anos. Se nada for feito, até 2015, cerca de 55% dos municípios vão ser afetados, de acordo com dados do Atlas Brasil.
O documento, lançado em comemoração ao Dia Mundial da Água, traz um estudo feito pela ANA (Agência Nacional de Águas) sobre a oferta de água no país.
A análise foi feita em 5.565 cidades. Juntas, elas somam mais de 70% do consumo de água brasileiro. De acordo com “O Estado de S. Paulo”, o estudo diz que será preciso investir ao menos R$ 70 bilhões para que seja garantida água de qualidade em todo o país até 2025.
A maior parte do investimento teria de ser destinada à coleta e ao tratamento de esgotos, visando proteger as fontes de abastecimento (rios e lagos). Nesse serviço seriam consumidos em torno de R$ 48 milhões.
CF 2011
Em concordância com essas informações a Igreja no Brasil vem de forma profética anunciando a importância da preservação ambiental como esperança de vida plena para o homem.
A primeira Campanha da Fraternidade que discutiu o tema ecologia foi e 87. Depois vieram outras, inclusive a CF que debateu “Fraternidade e Água”. Nesta quaresma a CF propõe uma discussão macro da ecologia com o tema: “Fraternidade e vida no Planeta”.
por Marquione Ban
Com informações de A12