
A Igreja no Brasil quer, através da Campanha da Fraternidade 2012 (CF 2012), sensibilizar a todos sobre a dura realidade das pessoas que não tem acesso à assistência de Saúde Pública condizente com as suas necessidades.
Após a celebração, que abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade 2012 no Santuário Nacional, nesta quarta-feira de Cinzas (22), o Cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, o bispo de São José dos Campos (SP), Dom Moacir Silva, o bispo de Caraguatatuba (SP), Dom Antônio Carlos Altieri e o reitor do Santuário, padre Darci Nicioli atenderam aos jornalistas em uma coletiva de imprensa.
Dom Damasceno ressaltou a proposta principal da 49ª Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema ‘Fraternidade e Saúde Pública’ e lema ‘a saúde se difunda sobre a terra’.
“O principal objetivo é despertar a reflexão das pessoas sobre a realidade da saúde no Brasil, com atenção especial aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde”, afirmou.
Durante toda a entrevista o Cardeal ressaltou a importância de despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública e a mobilização de vários setores da sociedade.
O bispo de São José dos Campos (SP), Dom Moacir Silva ressaltou que a Campanha da Fraternidade é um grande meio de evangelização e acarreta no compromisso das nossas comunidades.
A exemplo da temática da CF 2012, ‘Fraternidade e Saúde Pública’, o bispo de Caraguatatuba, Dom Antônio Carlos Altieri citou a Beata Irmã Dulce e Madre Teresa de Calcutá que dedicaram a vida pelos enfermos e mais necessitados.
Dom Damasceno também defendeu como ação concreta da CF 2012 estudar a proposta de reivindicar uma cota fixa de repasse para o Sistema Único de Saúde (SUS) para o seu justo financiamento.
“Este é outro tema que deve ser discutido com outras entidades da sociedade civil e mobilizar a sociedade a fim de fiscalizar os recursos destinados à saúde”, finalizou.
Fotos: Imprensa/Santuário Nacional