Papa Bento XVI recebe homenagem pelos 60 anos de sacerdócio

Cartaz da Mostra em homenagem aos 60 anos de sacerdócio do Papa, que acontece de julho a setembro

O Papa Bento XVI receberá homenagem de 60 artistas de todo o mundo por ocasião do seu 60º aniversário de sacerdócio, comemorado dia 29 de junho. O título da mostra é “O esplendor da verdade, a beleza da caridade – Homenagem dos Artistas a Bento XVI pelo 60º de Sacerdócio”.

A mostra é promovida pelo Pontifício Conselho para a Cultura e acontecerá no Átrio da Sala Paulo VI entre os dias 5 de julho e 4 de setembro, de segunda a sábado, das 10 às 19h (horário local). O próprio Papa inaugurará a mostra, no dia 4 de julho, ocasião em que receberá pessoalmente a homenagem dos artistas e dirigirá aos mesmos o seu discurso.

O representante do Brasil no evento será o arquiteto Oscar Niemeyer, que, devido à idade avançada, não estará presente fisicamente, mas com a representação de uma de suas obras: a Catedral de Belo Horizonte.

Os 60 artistas convidados são de renome internacional e pertencem a diversas categorias artísticas (pintura, escultura, arquitetura, fotografia, literatura e poesia, música, cinema, ourivesaria).

O evento foi apresentado durante uma coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta sexta-feira, 17. Participaram da coletiva o presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Gianfranco Ravasi, e o responsável pelo Departamento “Arte e Fé” do mesmo dicastério, monsenhor Pasquale Iacobone.

“A relevância desta ocasião é devida também ao significado que assume para o diálogo entre a Igreja e os artistas, bem como pela presença de artistas de clara fama e pertencentes às diversas áreas de expressão, que se envolvem com um tema de grande profundidade e valor espiritual, no qual se refletem os motivos caros ao Pontífice”, lê-se na nota divulgada pela Sala de Imprensa.

O encontro acontece na esteira do encontro do Pontífice com os Artistas, acontecido em novembro de 2009, na Capela Sistina. Naquela ocasião, de fato, Bento XVI havia se despedido dos artistas com um “Arrivederci!”, expressão italiana equivalente a um “Até breve!”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s