Respondendo ao apelo do papa Francisco para toda Igreja, a Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano, promove nos dias 04 e 05 de março, as “24 horas para o Senhor”.

No Vale Aço (Ipatinga, Timóteo e Cel. Fabriciano-MG), a iniciativa ocorrerá em dois locais. A co-catedral e igreja Matriz de São Sebastião, no Centro de Fabriciano-MG e também o Santuário do Senhor do Bonfim, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga-MG receberão a programação de adoração e penitencia. As atividades começam ás 15 horas da sexta-feira no Santuário Senhor do Bonfim e ás 19h na Igreja de São Sebastião.  Durante o dia e noite haverá adoração e louvor a Deus Pai.

É valido lembrar que em ambas as igrejas existem a Porta Santa.

Programação

Em Coronel Fabriciano, na sexta-feira (04), Missa de Abertura na Matriz, às sete horas da noite, seguida de confissões, recitação do Terço da Divina Misericórdia, e oração da Hora Santa Vocacional. A partir da meia-noite, as Confissões ocorrem durante toda a madrugada. No sábado (05), a partir das seis e meia da manhã, recitação do Terço Mariano, Missa, às sete horas; sequência das Confissões até o meio dia. A uma da tarde, oração do Ofício da Imaculada Conceição; das duas às seis da tarde, as Confissões serão retomadas; às três horas, recitação do Terço Mariano; e às sete horas da noite, Missa de Encerramento das 24 horas para o Senhor, na Co-catedral de São Sebastião.

No Santuário do Senhor do Bonfim, em Ipatinga, na sexta-feira (04), Missa de Abertura, às três horas da tarde, seguida de adoração ao Santíssimo e Confissões individuais até o sábado (05), quando a será celebrada a Missa de Encerramento também às três da tarde. As portas do Santuário serão mantidas abertas durante todo o tempo de realização das 24 horas para o Senhor.

Por que 24 horas?

“Deus rico de misericórdia” é o tema da jornada de oração e confissão “24 Horas para o Senhor”, organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e convocada pelo Papa Francisco em sua mensagem para a Quaresma 2016.

“Na Bula de proclamação do Jubileu, fiz o convite para que «a Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus» (Misericordiӕ Vultus, 17). Com o apelo à escuta da Palavra de Deus e à iniciativa «24 horas para o Senhor», quis sublinhar a primazia da escuta orante da Palavra, especialmente a palavra profética. Com efeito, a misericórdia de Deus é um anúncio ao mundo; mas cada cristão é chamado a fazer pessoalmente experiência de tal anúncio. Por isso, no tempo da Quaresma, enviarei os Missionários da Misericórdia a fim de serem, para todos, um sinal concreto da proximidade e do perdão de Deus”.

Trata-se de uma jornada penitencial, na qual as igrejas que a ela aderirem devem manter as suas portas abertas, motivar e facilitar o acesso dos fiéis à confissão. A iniciativa do Conselho Pontifício é de motivar as pessoas a partilhar a fé e viverem melhor os sacramentos, principalmente neste tempo penitencial, que é tão forte para a Igreja e seus fiéis. É “acreditar na oração”, como afirma o Papa Francisco.

Não subestimemos a força da oração de muitos! A iniciativa 24 horas para o Senhor, que espero se celebre em toda a Igreja – mesmo a nível diocesano – nos dias 04 e 05 de Março, pretende dar expressão a esta necessidade da oração.”

E na sua paróquia e diocese, onde serão as atividades?

Com informações da Pascom Diocesana (Peterson Machado) e do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s