Igreja Católica condena a idolatria a Nossa Senhora

Meus amados, o título é um tanto quanto apelatório, mas necessário. Sem ele você não estaria lendo esse texto nesta hora. Já falamos em várias postagens que nós católicos não adoramos a Maria e/ou aos santos e santas. Apenas veneramos e por meio desta ação lembramos quem os inspirou a na vida de santidade, Jesus Cristo.

Em um artigo postado pela Church Pop,  temos uma informação relevante e que mostra que desdes os primórdios da Igreja, que sim era católica, havia a condenação a adoração a Nossa Senhora e aos santos e santas. Esse pensamento sempre foi claro. PARA NÓS CATÓLICOS O ÚNICO DIGNO DE ADORAÇÃO É DEUS: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Ninguém mais pode ser adorado, nem sequer a bem-aventurada Mãe de Deus…

Ninguém!

Se é desde o começo conte-nos uma caso sobre isso? Eis aí sua resposta “jovem padawan”.

Então, na história da Igreja se conhece um grupo de “cristãos” que caíram no erro de adorar a Virgem Maria. Esta é a história da sua heresia e de como foram condenados pela Igreja.

As heresias são tão antigas como a própria história do Cristianismo. Por isso, a Igreja tem que atuar diligentemente para denunciá-las e para que o povo de Deus não seja confundido.

No séc. IV apareceu um grupo de autodenominados “cristãos”, conhecidos como Coliridianos, os quais se reuniam num culto de adoração à Virgem Maria. Este estranho culto consistia em oferecer bolos e pastéis à Virgem, como sinal de adoração. Na realidade, eles não eram cristãos, eram uma seita gnóstica integrada majoritariamente por mulheres que tomaram a figura de Maria, mesclando-a com deuses pagãos para confundir os verdadeiros cristãos.

Quando Santo Epifânio, bispo de Salamina, soube desta heresia, não tardou em denunciá-la e condená-la em nome de toda a Igreja Católica. Tal condenação pode ler-se, em sua célebre “Paranión”, em que também denuncia outras heresias da época.

“É ridícula e, na opinião dos sábios, totalmente absurda”, assim Santo Epifanio descrevia a heresia coliridiana, “pois aqueles que, com uma atitude insolente, são suspeitos de fazer estas coisas, prejudicando a mente das pessoas (…) pessoas que se inclinam nesta direção são culpadas de terem feito pior dano”.

Também, Santo Epifânio esclareceu a diferença entre o verdadeiro culto a Deus e a verdadeira devoção à Virgem Maria: “Seja Maria honrada. Sejam Pai, Filho e Espírito Santo adorados, mas ninguém adore à Maria”.

Mais isso não prova que condenam a idolatria aos santos e Nossa Senhora.

O mesmo ensinamento imutado pelo bispo é o que está em nossa doutrina. Veja o Catecismo da Igreja Católica:

“Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc , 48): “A piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseco ao culto cristão” (MC 56) A Santíssima Virgem “é honrada com razão pela Igreja com um culto especial. E, em afeto, desde os tempos mais antigos, se venera a Virgem Maria com o título de Mãe de Deus”, sob cuja proteção, se achegam os fiéis suplicantes em todos os seus pedidos e necessidades… Este culto (…) também é todo singular, é essencialmente diferente do culto de adoração a Deus, ao Verbo Encarnado, ao Pai e ao Espírito santo, mas o favorece poderosamente”. (LG); encontra sua expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus (cf. SC 103) e na oração mariana, como o Santo Rosário, “síntese de todo evangelho” (Catecismo da Igreja Católica 971).

Ainda tem dúvidas sobre isso? Vamos conversar. Comente e compartilhe.

Paz e bem!

Por Marquione Ban com informações de Church Pop

Publicidade

3 comentários em “Igreja Católica condena a idolatria a Nossa Senhora”

  1. Exatamente! Existem dois tipos de cultos: Latria e Dulia. Latria é um culto de adoração, devido apenas à Deus, em qualquer das três pessoas da Santíssima Trindade. (Pai, Filho, Espírito Santo). Já a Maria, a Igreja ensina que devemos um culto de HIPER-DULIA, a São José PROTO-DULIA e aos demais Santos DULIA. Se algum católico desavisado, esteja prestando culto de LATRIA a algum Santo, é um problema particular dele, e está em dissonância com os ensinamentos da Igreja contido sobretudo no CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (CIC). Se algum protestante quiser nos acusar de algo que eles acham que é errado, antes, pegue o Catecismo da Igreja e veja qual é o ensinamento oficial da Igreja. Se ainda assim você protestante, ainda estiver em descordância, vá até um teologo católico, ou um padre, e principalmente um bispo e expõe sua opinião e tente debater com ele colocando o seu posicionamento. Mas, antes vai aqui um alerta. É forte a possibilidade de você passar a concordar com a Igreja. Pois ela nao erra, porque é dirigida e inspirada pelo Espírito Santo, por Promessa de Jesus: “O Espírito da verdade, quem o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece; mas vós O conhecereis, porque FICARÁ convosco e ESTARÁ em vós.” (Jo 14, 16-17)

    Mais adiante lhes disse: “Disse-vos estas coisas, permanecendo convosco. Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito” (Jo 14, 25-26)….
    Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. Jo 16,14). E ainda….
    “Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28,20).
    Isto tudo é promessa de Jesus (que é Deus) e será que Deus não cumpre o que promete? Prometeu que iria ensinar a Igreja sempre, que estaria com a Igreja até o fim dos tempos, e será que depois voltou atrás, não cumpriu esta promessa? Será que abandou a Igreja? Quem pensa assim, esta cometendo uma Heresia. Pois, Deus nunca descumpre o que promete. Não podemos duvidar da Palavra de Deus!

    Curtir

    1. Muito bom isso Flávio. As pessoas não conhecem a riqueza da igreja e saem disparando contra. Não sabem de sua tradição e ensimentos. Muito feliz com seu comentário

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s