7 perguntas sobre o Papa: por que ele é o sucessor de São Pedro?

2. Por que é que o Papa é o sucessor de S. Pedro?

O Papa, bispo de Roma e sucessor de S. Pedro, «é princípio perpétuo e visível, e fundamento da unidade que liga, entre si, tanto os bispos como a multidão dos fiéis» (LG 23). Em virtude do seu cargo de vigário de Cristo e pastor de toda a Igreja, o pontífice romano tem sobre a mesma Igreja um poder pleno, supremo e universal, que pode sempre livremente exercer» (LG 22). (Catecismo da Igreja Católica, 882)

Contemplar o mistério

O amor ao Romano Pontífice há-de ser em nós uma formosa paixão, porque nele vemos a Cristo. Se tivermos intimidade com o Senhor na nossa oração, caminharemos com um olhar desanuviado que nos permitirá distinguir, mesmo nos acontecimentos que às vezes não compreendemos ou que nos causam pranto ou dor, a acção do Espírito Santo. (Amar a Igreja, 13)

As cidades antigas estavam rodeadas de muralhas. Entregar as chaves que davam acesso às muralhas equivalia a dar poder sobre a cidade. A expressão dar as chaves equivale a dar-lhe o poder supremo sobre a sua Igreja, à que muitas vezes chama

As cidades antigas estavam rodeadas de muralhas. Entregar as chaves que davam acesso às muralhas equivalia a dar poder sobre a cidade. A expressão dar as chaves equivale a dar-lhe o poder supremo sobre a sua Igreja, à que muitas vezes chama “reino dos céus”.

Católico, Apostólico, Romano! – Gosto que sejas muito romano. E que tenhas desejos de fazer a tua “romaria”, “videre Petrum”, para ver Pedro. (Caminho, 520)

Venero com todas as minhas forças a Roma de Pedro e de Paulo, banhada pelo sangue dos mártires, centro donde tantos saíram para propagar por todo o mundo a palavra salvadora de Cristo. Ser romano não implica nenhum particularismo, mas ecumenismo autêntico. Representa o desejo de dilatar o coração, de abri-lo a todos com as ânsias redentoras de Cristo, que a todos procura e a todos acolhe, porque a todos amou primeiro. (Amar a Igreja, 11)


Deixe um comentário