Infelizmente até hoje muitas pessoas inda não despertaram para o serviço pastoral ou não descobriram o que fazer para servir a Deus. Neste mês de agosto, refletimos sobre a temática da “Vocação”. É válido lembrar que vocação significa chamado. E Jesus te chama a muito tempo.
Sabemos que às vezes é difícil se encaixar em um movimento, serviço ou pastoral. Sabemos também que não é impossível. Basta querer e ser perseverante.
Infelizmente em nossa paróquia não temos a Pastoral Vocacional que é responsável por essa orientação tão necessária. Talvez ai esteja a sua vocação, fundar essa pastoral em nossa paróquia. Contudo não é difícil descobrimos o que queremos e podemos fazer na igreja.
As formas de ajudar e ser agente pastoral são inúmeras. As vezes o simples fato de se dedicar a dizer “bom dia” ou “boa noite” na porta da igreja já nos qualificam como agentes pastorais – pastoral da acolhida. Se gotas de visitar as pessoas, doentes dentre outros o seu caminho pode ser a pastoral da acolhida ou pastoral da saúde, ou ainda a Sociedade São Vicente de Paulo.
Se na verdade gosta de oração e reflexão da palavra existem o Grupo de Oração, o Apostolado da Oração e os Grupos de reflexão (Pastoral da Reflexão). Tem ainda Terço do homens, Novenas da Sagrada Face dentre outros. Se gosta de ensinar a Catequese é um lindo lugar.
Descobrir a vocação não é simples, mas se torna simples quando associamos nossas preferências às ações da igreja. Em nossa igreja a um lugar para todos. Um serviço para cada um.
Visite nossas pastorais em sua comunidade. Descubra que servir ao próximo é servir a Deus. É vivenciá-lo no seu mandamento maior: “amai-vos uns aos outros como eu vos amo”.
Para conhecer melhor as pastorais entre aqui.