Círio de Nazaré vira Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

1441583_587928634588350_1239886725_nA celebração do Círio de Nazaré na cidade de Belém de Pará foi inscrita, nesta quarta-feira (4/12), como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. O Círio passa, assim, a fazer parte da lista que traz outras 257 manifestações culturais do mundo inteiro que representam expressões do patrimônio imaterial que se transmitem e perpetuam nas comunidades humanas.

Com a aprovação da candidatura brasileira, ocorrida no âmbito da 8ª Sessão Ordinária do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, o Brasil passa a ter quatro elementos de seu patrimônio intangível declarados pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade:  Expressões orais e gráficas dos Wajãpis;  Samba de Roda do Recôncavo Baiano;  Frevo;  Círio de Nazaré.

A proteção a tradições culturais e folclóricas da humanidade é regida pela Convenção Internacional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovada pela 32ª Conferência Geral da UNESCO em outubro de 2003 e em vigor desde abril de 2006.

Uma consideração sobre “Círio de Nazaré vira Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s