Não consegui acompanhar adequadamente o nosso pontífice em sua viagem ao México. Isso meu caros amigos e leitores devido ao trabalho que me consumiu de um modo muito grande nessas semanas. Também tive uma crise de hipertensão arterial que contribuiu para isso. Mas chega de falar de mim e me justificar. Vamos ao Papa Francisco.

Esses dias foram de grande repercussão sua viagem ao México. Francisco encantou como sempre e também deixou mensagens claras e direcionadas.
Encontro histórico
Antes mesmo de chegar ao México, Papa Francisco realizou algo histórico. Se encontrou com o Patriarca Russo Ortodoxo, Kirill. Nesse encontro mil anos de separação foram aproximados em uma hora de encontro. Saiba mais…
Encontro com a Mãe
Um dos momentos mais emocionantes nesta visita, de acordo com o próprio Francisco, foi o encontro com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. O Papa rezou diante sua imagem. Em coletiva já no Vaticano Francisco disse que pediu várias coisas a padroeira da América Latina e do México.
Pedi pelo mundo, pela paz… mas, tantas coisas… A pobrezinha ficou com a cabeça assim… Pedi perdão, pedi para que a Igreja cresça saudável, pedi pelo povo mexicano… também, uma coisa que pedi muito é que os padres sejam verdadeiros padres e as irmãs, verdadeiras irmãs e os bispos, verdadeiros bispos: como o Senhor nos quer. Isto pedi muito a ela, não? Mas depois, as coisas que um filho diz à Mãe são um pouco secretas…
Política
Francisco falou sobre política e eleições nos Estados Unidos…
“Graças a Deus que disse que sou um político, porque Aristóteles define a pessoa humana como “animal politicus”: ao menos sou uma pessoa humana, eh? E que sou uma peça de xadrez, mas, talvez, não sei… deixo isso a seu juízo, a juízo das pessoas. E, depois, uma pessoa que pensa somente em levantar muros, seja onde seja, e não a fazer pontes, não é cristã. Isso não está no Evangelho. Depois, aquilo que me dizias, o que aconselharia, votar ou não votar: não me envolvo. Somente digo: este homem não é cristão, se diz isto assim. É preciso ver se ele disse assim as coisas, não? E por isso dou o benefício da dúvida.” Diz ao ser perguntado sobre a declaração de Trump, que o chamou de “político”.
Migrantes
Ele rezou por eles. Veja a mensagem:
Papa Cantou com jovens
Falou em sonhos…
ACI DIGITAL | O Papa Francisco se encontrou ontem com diversos representantes dos trabalhadores no ginásio do Colégio Bachilleres do Estado de Chihuahua.
Em seu discurso, o Santo Padre os convidou a sonhar e construir o México onde o pai e a mãe tenham tempo para brincar com seus filhos. “Isso conseguirão negociando, perdendo para que ganhem todos”.
“Convido-os a sonhar com o México que seus filhos se merecem; o México onde não haja pessoas de primeira, segunda ou de quarta, mas o México que sabe reconhecer no outro a dignidade de filho de Deus”, exortou.
Ao chegar ao lugar onde aconteceu o encontro, o Santo Padre se dirigiu ao placo e imediatamente a multidão começou a aclamar “Francisco, irmão, já é mexicano!” e “Francisco, amigo, Juárez está contigo!”.
E deu bronca também…
Ele falou a um jovem que quase o derrubou: “Não seja egoísta”.