Igreja pode anular um casamento?

Diante a procura de informações sobre a nulidade de matrimônio aqui no blog O Anunciador, consultamos o Padre Aloísio Vieira, pároco da Paróquia Sagrada Família de Ipatinga – MG sobre essas dúvidas.

Confira a entrevista:

AO – A Igreja pode anular um casamento?

Padre:  Em primeiro lugar, a Igreja não anula casamento. Isto é impossível. Uma vez casados, estão casados até que a morte os separe. O que a Igreja pode fazer é declarar o casamento nulo. O que é isso? Qual a diferença? A diferença é que anular é desfazer o que foi feito, o que está valendo, desmanchar o que está pronto (e isso a Igreja não faz). E nular é reconhecer que não foi feito (o que pensávamos que estava feito, na realidade não está).

Imaginemos uma cena: você tem uma dívida de R$100,00 com um tio que mora na roça. Você, então, coloca R$100,00 nas mãos de sua prima, filha dele, e pede que entregue o dinheiro. Sua prima volta para casa na roça. Você está confiante que sua prima entregou o dinheiro ao seu tio, Alguns meses depois, você vai visitá-lo, nas férias, e ele pergunta a você: você vai ou não vai pagar o que me deve? Você diz: Mas, eu já paguei!! Enviei o dinheiro, já faz quatro meses, com a prima!! Então a prima é chamada e se explica: É que eu perdi o dinheiro no ônibus e fiquei com medo de falar pro pai, pois ele é bravo e ia me bater. Eu estava esperando juntar o dinheiro para entregar pro pai. Como podemos ver, você, acreditou que a dívida estava paga, mas não estava. Assim é no casamento. Os noivos estavam lá, os padrinhos estavam lá, os convidados estavam lá, o padre estava lá, houve a celebração. Todos acreditaram que o casamento foi celebrado, mas será que Deus abençoou? Aí está o ponto central. Se Deus abençoou, não ha nada que se possa fazer, não podemos anular; mas, se Deus não abençoou, o casamento é nulo. Nós não podemos retirar a bênção de Deus, desfazer o que Deus fez. Se Ele abençoou, está abençoado e só a morte pode separar. Mas, se Deus não abençoou, não há o que retirar, desfazer. É só declarar nulo.

AO – Quem pode declarar nulo o casamento?

Padre: Em segundo lugar, somente o tribunal eclesiástico pode declarar um casamento nulo. É necessário que um dos dois (marido ou esposa) procure um padre e conte a história. Se o padre descobrir indícios de que o casamento pode ser nulo, vai enviar a pessoa para o Juiz Eclesiástico. O Juiz vai ouvir e decidir se entra com o processo no Tribunal Eclesiástico ou não. Caso o Juiz entre com o processo no Tribunal, é necessário providenciar os documentos necessários e as testemunhas. O tempo necessário para que o processo tramita e seja julgado, geralmente, é de um ano.

2 comentários em “Igreja pode anular um casamento?”

  1. o páraco de minha paróquia ameaçou um casal recen casado, que são agentes da pastorau do dízimo de anular o casamento deles porques casaram-se em outra paróquia. eles queriam casar-se agora em janeiro como foi feito, pos nosso páraco falou que só faria o casamento deles em março…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s