Papa critica “obsessão” da igreja por aborto, casamento gay e contracepção

papa-apeloFolha de São Paulo | O papa Francisco afirmou que a Igreja Católica se tornou “obcecada” com a pregação contra o aborto, o casamento gay e a contracepção, e que ele escolheu deliberadamente não falar sobre esses assuntos por entender que ela deve ser uma “casa para todos”, e não uma “pequena capela” focada na doutrina, na ortodoxia e em uma agenda limitada de ensinamentos morais.

As declarações foram dadas em uma entrevista concedida ao jornal jesuíta “La Civiltà Cattolica” no mês de agosto, durante três encontros. O conteúdo da conversa foi divulgado nesta quinta-feira por 16 jornais jesuítas de diferentes países.

“Não podemos insistir apenas em assuntos relacionados ao aborto, ao casamento gay e ao uso de métodos contraceptivos. Isso não é possível”, disse o papa ao também jesuíta Antonio Spadaro, editor-chefe do “La Civiltà Cattolica”.

O pontífice admitiu ainda que sofre críticas por evitar tratar desses temas.

“Eu não falei muito sobre essas coisas, e fui repreendido por isso. Mas, quando falamos sobre essas questões, temos que falar sobre elas em um contexto. O ensinamento da igreja quanto a isso é claro, e eu sou um filho da igreja, mas não é necessário falar sobre esses assuntos o tempo inteiro”, acrescentou.

O papa disse ainda que “os ensinamentos dogmáticos e morais da igreja não são todos equivalentes” e que o ministério pastoral não deve ser “obcecado” com a transmissão de “doutrinas desarticuladas que se tenta impor de forma insistente”.

“Precisamos encontrar um novo equilíbrio, senão até mesmo o edifício moral da igreja corre o risco de cair como um castelo de cartas, perdendo o frescor e a fragrância do Evangelho”, disse. “A proposta do Evangelho tem que ser simples, profunda, radiante. É dessa proposta que as consequências morais então fluem”.

O papa Francisco afirmou ainda que a igreja deve ajudar a curar “todo o tipo de doença ou ferida”. Ele contou que, quando ainda estava em Buenos Aires, costumava receber cartas de homossexuais que estavam “feridos socialmente” e que diziam sentir que a igreja sempre os condenava.

“Mas a igreja não quer isso. Durante meu voo de volta do Rio de Janeiro [após a Jornada Mundial da Juventude, em julho deste ano], eu disse que, se um homossexual tem boa vontade e está em busca de Deus, eu não estou em posição de julgá-lo. A religião tem o direito de expressar sua opinião a serviço das pessoas, mas, na criação, Deus nos fez livres: não é possível interferir espiritualmente na vida de uma pessoa”.

////////////////////////

As palavras do Papa são tão semelhantes a tantas outras falas já ditas na igreja. O fato desta vez, é que ele faz um alerta a perseguição que se dá as pessoas. Me recordo da polêmica gerada com suas palavras no avião de volta à Itália depois da JMJ. A mídia, e o fará de novo, afirmou que estava liberado o casamento homossexual na igreja – isto os mais sensacionalistas. Outros, disseram que se aproximava a igreja de uma possível mudança quanto a isso. Agora vemos o mesmo acontecer. A obseção em condenar os casamentos gay, o aborto, os métodos contraceptivos é notória na igreja, assim como o contrário, em forçar a igreja a mudar de acordo com preceitos do mundo. Vejo nas falas do Papa uma esperança a paz. Não vejo na fala dele uma mudança de regras e dogmas já existentes.

“Eu não falei muito sobre essas coisas, e fui repreendido por isso. Mas, quando falamos sobre essas questões, temos que falar sobre elas em um contexto. O ensinamento da igreja quanto a isso é claro, e eu sou um filho da igreja, mas não é necessário falar sobre esses assuntos o tempo inteiro”

Vejo que quando o Papa fala que é “filho da igreja”, independente de sua opinião ele a obedece. Falar o tempo todo não há necessidade e essa fala do Papa Francisco remete aos dois lados da história. Ninguém precisa de atacar. No entanto, a verdade dos dogmas e doutrina da igreja sempre estarão lá. Acolher, como disse o papa várias vezes durante esses seis meses de papado, é o que nos ajuda a caminhar afinal a igreja não é uma “pequena capela” e sim uma “casa para todos”.

4 comentários em “Papa critica “obsessão” da igreja por aborto, casamento gay e contracepção”

  1. 6.
    ADEUS. FEITORES DAS OBRAS DO DIABO, PARA SEMPRE!
    (OS.6.3) Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor: (1JB.4.2) Ninguém jamais viu a Deus, (GL.3.23) porque estávamos sob a tutela da lei, e nela encerrados, à mercê desta fé que de futuro haveria de revelar-se, (DT.2.30) como hoje se vê: (IS.16.14) Agora, porém, o Senhor fala, e diz: (AP.22.18) Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: (JB.14.17) O Espírito da Verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós; (AT.17.23) porque passando e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO: Pois Esse que adorais sem conhecer ,é precisamente Aquele que Eu vos anuncio: (MT.7.23) Então lhes direi explicitamente: (JB.19.30) Está consumado! (JB.20.22) Recebei o Espírito Santo: (JB.3.18) Quem Nele crê nãoé julgado;o que não crê já está julgado: (AM.5.24) Antes, corra o juízo como águas, e a justiça como Ribeiro perene: (TG.3.18) Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça para Aqueles que promovem a paz:
    7.
    (2RS.21.10) Então, o Senhor falou por intermédio dos Profetas, seus Servos, dizendo: (2RS.21.10) O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus: (2PE.1.2) Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Cristo, Nosso Senhor:
    (ÊX.4.22) Israel é meu filho, meu primogênito; (IS.49.3) por quem hei de ser glorificado: (MT.12.13) Eis aqui o meu Servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha Alma se compraz: Farei repousar sobre Ele o meu Espírito, e Ele anunciará juízo aos gentios: (JÓ.32.8) Na verdade, há um Espírito no Homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio; (MT.11.24) porque era Homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé: (1CO.2.11) Quem conhece as cousas do Espírito de Deus, senão o Espírito de Deus? (1CO.2.14/15) Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura e não pode discerni-las, porque elas se discernem espiritualmente: Porém, o Homem espiritual conhece estas cousas, (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina:(JB.2.25) E não precisava que alguém lhe desse testemunho a respeito da natureza humana; (LS.15.3) porque ele conhece a si mesmo:
    Na verdade, (MC.6.15) É Profeta como um dos Profetas, (AT.15.23) escrevendo por mão deles: (1CÓ.14.32) Os Espíritos dos Profetas estão sujeitos aos próprios Profetas, (RM.8.4) a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito; (2CO.4.18) pois não atentamos nas cousas que se vêem, mas nas que não se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas: (JB,8.41) Nós não somos bastardos, temos um Pai que é Deus: (MC.2.27) Ora, Ele não é Deus de mortos, e sim, de vivos: Laborais em grande erro: (PV.1.7) O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino:(MT.10.28) Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei, antes, Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo: (2CR.19.7) Agora, pois, seja o temor do Senhor convosco; tomai cuidado e fazei-o, porque não há no Senhor, nosso Deus, injustiça, nem parcialidade, nem aceita Ele suborno:
    (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (SF.2.3) Buscai o Senhor vós, todos os mansos da terra que cumpris o seu juízo; (TG.3.1) sabendo que havemos de receber maior juízo: (1PE.5.10) Ora, o Deus de toda a graça que em Cristo vos chamou a sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo há de vos firmar fortificar e fundamentar: (1JB.5.6) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade:
    (2CO.3.17) Ora, o Senhor é o Espírito, onde está o Espírito do Senhor, ai há liberdade: (JB.8.36) Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres; (RM.11.32) porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos:(IS.30.12) pelo que assim diz o Santo de Israel: (JB.14.6) Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: (JR.29.20) Vós, pois, ouvi a palavra do Senhor, todos os do exílio, que enviei de Jerusalém para a Babilônia: (EZ.30.19) Assim executarei juízo no Egito, e saberão que Eu sou o Senhor, (JB.8.32) e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará: (ÊX.6.7) Tomar-vos-ei por meu povo, e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas do Egito: (JB.15.23) Está consumado:(JB.5.9) Hoje removi de vós o opróbrio do Egito; (EZ.12.24) porque já não haverá visão falsa nenhuma, nem adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel: (EZ.30.13) Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens, (LS.14.27) porque o culto aos ídolos abomináveis, é o principio de todo o mal:
    8.
    (PV.1.23) Atentai para a minha repreensão, eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu Espírito, e vos farei saber as minhas palavras; (JB.6.45) e serão todos ensinados por Deus: (MT.15.10) Ouvi e entendei:
    (LC.11.48) Assim sois testemunhas e aprovais com cumplicidade as obras dos vossos pais; porque eles mataram os profetas e vós lhes edificais os túmulos! (OS.7.13) Ai deles! Porque fugiram de mim: Eu os remiria, mas se rebelaram e falam mentiras contra mim: (DT24.26) E se foram e serviram a outros deuses e os adoraram, deuses que não conheceram, e que não lhes havia designado: (JB.6.65) Por causa disto é que (SL.14.3) Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer:(LC.11.46) Ai de vós também, interpretes da lei; porque sobrecarregais os homens com fardos superiores as suas forças, mas vós mesmos nem com um dedo os tocais! (IS.5.21) Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos, e prudentes em seu próprio conceito! (IS.10.1) Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão! (IS.29.15) Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem as escondidas e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece? IS.5.20) Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade; que põem o amargo por doce e o doce por amargo!(IS.5.13) Ai dos que puxam para si a iniquidade com cordas de justiça; (RM.10.3) porquanto, desconhecendo a justiça de Deus, procuram estabelecer a sua própria, por não se sujeitarem a que vem de Deus!
    (LS.6.2/4) Ouvi, pois, ó reis, e tomai a instrução, ó juízes de toda a terra: Aplicai os ouvidos, vós que governais os povos, e que vos gloriais de terdes debaixo de vós muitas nações; porque de Deus vos tem sido dado o poder, e do Altíssimo a força; (LC.1.37) porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas:(1CO.6.9) Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? (JZ.7.17) Olhai para mim e fazei como eu fizer, (JB.13.’5) porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também:
    9.
    (JB.15.28) Se Eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam, mas, agora, não há desculpa do seu pecado: (LV.18.28) Não suceda que a terra vos vomite, havendo-a contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós; (LV.18.27) porque todas estas abominações fizeram, e a terra os vomitou: (RM.10.18) Mas pergunto: (1SML.2.25) Pecando o Homem contra o próximo, Deus lhe será o arbitro; pecando, porém, contra o Senhor, quem intercederá por Ele? (DT.32.37) Onde estão os seus deuses? E a rocha em quem confiavam? (GN.18.25) Não fará justiça o juiz de toda a terra? (IS.65.6) Eis que está escrito diante de mim e não me calarei, vingarme-ei totalmente; (LS.1.15) porque a justiça é perpetua e imortal:
    (IS.13.11) Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos violentos; (1PE.4.5) os quais hão de prestar contas Àquele que é competente para julgar vivos e mortos: (1CO.4.3) Todavia, pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano; (1CO.11.31) porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados: (1CO.9.8) Porventura, falo isto como Homem ou não o diz também a lei? (LC.20.17)Que quer dizer, pois, o que está escrito?
    (SL.116.14) Abri-me as portas da justiça: (SL.118.20) Esta é a porta do Senhor, por ela entrarão os justos: (AP.22.15) Fora ficarão os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras, e todo aquele que ama a prática da mentira: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o á sério, ó prevaricadores; (2CO.13.8) porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade:

    (IS.33.10) Agora me levantarei diz o Senhor; levantar-me-ei a mim mesmo; (JB.1.15) para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios acerca de todas as obras ímpias, que impiamente praticaram, e acerca de todas as palavras insolentes, que impios pecadores proferiram contra mim:
    (LS.5.1) Então se levantarão os justos com afoiteza, contra aqueles que os atribulavam, que lhes roubavam o fruto dos seus trabalhos; (RM.5.19) porque assim como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores; assim também, pela obediência de Um só, muitos se tornarão justos:
    (FL.4.’3) Tudo posso naquele que me fortalece: (JÓ.34.22) Já não há trevas nem sombra assaz profunda, onde se escondam os que praticam a iniquidade, (JR50.27) pois é chegado o seu dia, o tempo do seu castigo: (1CO.10.12) Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (DT.10.17) pois o Senhor vosso Deus, é o Deus dos Deuses, e o Senhor dos Senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não aceita acepção de pessoas, nem aceita suborno: (JS.24.23) Agora, pois, deitai fora os deuses estranhos que há no vosso meio e inclinai o vosso coração para o Senhor Deus de Israel:(GL.1.9) Assim como já dissemos, agora repito: ADEUS, FEITORES DAS OBRAS DO DIABO, PARA SEMPRE!

    GLORIOSA JORNADA
    10.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s