No próximo feriado. dia 15, Ipatinga-MG terá sua primeira Caminhada dos Terreiros de Umbanda. O evento será no bairro Canaã, a partir das 8h. Segundo os organizadores, a marcha tem como objetivo pedir por liberdade religiosa.
Em entrevista ao jornal local, Diário do Aço, a líder do terreiro Ilê Axé de Ogum, Fátima de Oxum falou que a caminhada ocorre no Dia Nacional da Umbanda. A data de 15 de novembro, já consagrada à comemoração da Umbanda em diversos municípios brasileiros, se refere ao dia em que o médium Zélio Fernandino de Moraes teria recebido, em Niterói (RJ), a missão de fundar o novo culto, no ano de 1908, cuja prática seria a caridade espiritual.
A Umbanda é uma religião brasileira com raízes africanas. Segundo Fátima de Oxum ainda hoje o preconceito a religião é grande devido a falta de informação. “É preciso parar com essa briga de religião, isso é horrível. O pedido que fazemos é por respeito. Eu não quero que me amem, mas quero que me aceitem e respeitem. Durante a caminhada, essa frase será repetida”, destacou Fátima de Oxum ao Diário do Aço.
A concentração da marcha será organizada na praça da avenida Galiléia, no Canaãzinho, às 8h. Por volta de 9h, o cortejo sairá pelas ruas do bairro. A caminhada será encerrada com uma celebração e almoço no terreiro Ilê Axé de Ogum, localizado na rua Madalena, 137, no mesmo bairro.
com informações do DA