Hoje é o Dia Internacional da Síndrome de Down

Elenco de City Down

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional da síndrome de Down.

Quem tem síndrome de Down tem uma alteração no cromossomo 21. Em vez de apresentar dois cromossomos, a pessoa apresenta trës. Esta alteração genética afeta os diversos graus de desenvolvimento da pessoa. Por isso, a data 21/03 é tão simbólica por fazer alusão ao cromossomo extra no par de número 21 – 21/03.

A data é celebrada desde 2006. No Brasil ainda não foram divulgados os dados recentes do IBGE, mas sabe-se que nascem por ano cerca de 8 mil bebês com a síndrome.

Os brasileiros portadores da síndrome devem passar da casa dos 20 milhões. Existem avanços, mas ainda falta muito para que estas pessoas tenham uma vida com mais facilidades. Faltam escolas, adaptações em locais públicos e profissionais mais preparados pra ajudar a cuidar destas crianças mais que especiais.

No ano de 2011, foi lançado em filme só com atores portadores da síndrome. O filme City Down mostra uma cidade onde todos tem a Síndrome de Down. A historia fala do drama de uma família comum que possui pai, mãe e filhos adolescentes. A filha dessa família está descobrindo o amor e como sempre acontece ela engravida. O clímax do filme então surge. Numa cidade onde todo tem Síndrome de Down um bebe que não possui a síndrome nasce. Como será o comportamento deles.

Mais recente, foi lançado o filme Colegas. Este filme conta a história de três jovens, com síndrome de down, que viviam em um instituto. Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) são grandes amigos, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa “brincadeira”. Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.

O filme é lindo. Veja:

por Marquione Ban

Imagem da Internet

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s