Porque os católicos não comem carne na quaresma e principalmente na Sexta-feira da paixão?

Esse vídeo por nos ajudar um pouco.

E essas são minhas considerações diante meus anos de catequese e vida na igreja.

Essa pergunta tem sido feita a mim por várias pessoas, principalmente pelos amigos protestantes que tenho. No entanto, confesso que não tenho conhecimento teológico e doutrinal suficiente para passar, mas tenho minha fé. Que me leva a viver essa tradição e orientação da igreja de forma sadia.

Uma tradição da igreja e de seus fiéis que não deve incomodar aqueles que não a praticam.
Uma tradição da igreja e de seus fiéis que não deve incomodar aqueles que não a praticam.

Isso mesmo, orientação da Igreja. Muitos pensam que é apenas uma tradição, mas não é só isso. Em meus anos de catequese e também de vida ativa na igreja, aprendi que a igreja sempre orientou os fiéis ao jejum de carne neste período para que intensificássemos a penitência.

O peixe nesta história, não é mera coincidência, mas também é uma orientação eclesial. De fato, não sei falar o motivo exato, mas posso elencar alguns para essa prática:

  1. Porque a igreja orienta seus fiéis a que se abstenham de carne vermelha, já que Jesus derramou seu sangue por nós na sexta-feira antes da Páscoa;
  2. Porque Jesus distribuiu peixes à multidão. (Mc 6.41);
  3. Porque o peixe é o símbolo dos cristãos e porque Jesus lhes disse que todos nós fossemos “pescadores de homens”. (Mt 4.19);
  4. Porque ao fazer o sacrifício de não comer carne vermelha, tão comum em nossa rotina, os fiéis unem-se ao sacrifício de Cristo na Cruz;
  5. Porque para mim e para muitos a carne vermelha é a preferida e abster-se dela me leva a um pequeno sacrifício, incomparável ao sacrifício de Cristo na Cruz, mas que me ajuda a pensar nos sofrimentos que ele teve;
  6. Porque aprendi assim e repeito a minha fé, doutrina e igreja;
  7. Porque antes, na páscoa dos judeus, era sacrificado um cordeiro, que era preparado com ervas amargas e comido em família no dia. Para nós católicos, o cordeiro pascal é Cristo, que redime o mundo do pecado, e devido a isso não sacrificamos mais animais de carne vermelha no dia do sacrifico final do Cordeiro de Deus, Jesus. 

Essa é minha fé.

Sabe, muitos ficam falando que é balela fazer isso. Que é uma tradição besta, afinal não está na Bíblia. Contudo, eu não consigo diferenciar esse “costume” de outros modernos que muitos tem por aí. Respeito a tradição de muitos, e só gostaria que repeitassem a minha. Ao contrário de buscar justificativas para muitas coisas que minha igreja orienta, eu as vivo.

A tradição da minha igreja nasceu com Cristo e isso me basta. Muitas coisas podem não estar escritas nas sagradas escrituras, mas estão na memória de um povo que vive os mandamentos de Cristo desde sua passagem aqui na Terra. Não são invencionices alheias ou da cabeça de um líder eloquente por aí. Contudo, são costumes firmados na fé dos patriarcas eclesiais.

Se falei alguma bobagem meus caros leitores, me corrijam. E se, porventura, alguém de vós conhece outros motivos e informações completem nos comentários. Seriam interessante aprendermos juntos.

Por Marquione Ban

Anúncios

Um comentário sobre “Porque os católicos não comem carne na quaresma e principalmente na Sexta-feira da paixão?

  1. Francisco

    Meu caro amigo a resposta que tem pra é apocalipse capítulo 22 versículo 18 e 19 qut Jesus disse. Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia destw livro que se alguém lhes acrescentar alguma coisas Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritaescritoas neste livro. E se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade Santa que estão escritas neste livro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s