10 conselhos do Papa Francisco para ser feliz

20131219162346641781aUm iniciativa americana da OSV – Old Sturbrdge Village – elencou 10 dicas do Papa para ser feliz. Os ensinamentos são baseados na conduta do Papa e em suas palavras. Ele mesmo não elencou dicas, mas deixou caminhos para nos apropriarmos delas. São dicas que vão além do comportamento individual, mas também chegam ao convívio social.

Confira:

  1. O primeiro passo para ser feliz, segundo o OSV reconhece no Papa Francisco, é “viver e deixar viver”.
  2. O segundo, na lógica jesuíta do próprio Pontífice, é “doar-se aos outros”.
  3. O terceiro conselho do Papa é “agir com calma”,seguindo um dos ensinamentos dos dez conselhos do “Decálogo da Serenidade” de São João XXIII.
  4. O quarto conselho é bem simples e segue a linha do primeiro: “desenvolver um sentido saudável de lazer”.
  5. O quinto conselho do Papa Francisco, segundo os redatores do OSV, é “fazer do domingo um dia de preceito”, um dia da família, um dia de Deus. Em pleno acordo com os 10 mandamentos.
  6. O sexto passo da felicidade é muito importante para evitar cair em algo que o Papa denunciou diversas vezes como a cultura do descarte: “criar empregos para os jovens”.
  7. O sétimo conselho deste decálogo papal é algo em que tanto o Papa Emérito Bento XVI como o Papa Francisco insistiram, partindo da lógica da criação e da revelação, e que deve ser uma constante na vida do católico: “respeitar e cuidar da natureza”. Lembro que Bento XVI chegou a considerar o descuido com a Natureza como pecado.
  8. O oitavo conselho é “deixar de ser negativo”. Seja positivo. Na felicidade, que vem da certeza de ser amados por Deus, não podemos abrir espaço para a negatividade. Deus nos supri em misericórdia e alegria para o bem estar diário.
  9. O nono passo vai direto ao coração. Para aqueles que se tornam neofariseus “respeitar as crenças dos outros”. Sabemos que somos a Igreja do Deus Vivo, mas ter amor ao outro na diferença faz parte do ensinamento maior de Deus. Por isso essa dica.
  10. A décima dica para a felicidade, de acordo com a cartilha da OSV e baseada nas falas e atos do Papa é “trabalhar pela paz”, algo que Francisco e seus antecessores imediatos fizeram sem cessar.

O folheto diz ainda que:

“Quando lemos as entrelinhas dos 10 segredos do Papa para a felicidade, encontramos a essência da mensagem do Evangelho. Certamente, viver como discípulos verdadeiros de Jesus Cristo trará essa paz e felicidade interior profundas, que ninguém jamais poderá tirar”.

Gostou? Concorda com as dicas? Comente e deixe mais dicas para ser feliz que aprendemos com o Papa Francisco.

Sorria, Jesus te ama!

Anúncios

Um comentário sobre “10 conselhos do Papa Francisco para ser feliz

  1. Pingback: “As crianças têm direito a uma família com pai e mãe”, afirma o Papa | O ANUNCIADOR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s