Sabia que dia 5 de outubro de 1582 não existiu?

Mudança de calendário corrigiu atraso de 10 dias
Mudança de calendário corrigiu atraso de 10 dias

Não, você não está doido. Procure no Google e veja por si só. Dia dia 5 de outubro de 1582 não existiu. E junto com ele outros dias também. Mas esse tem uma importância muito grande para os cristãos.

Mas vamos ao que interessa: o porquê.

Mudança de Calendário

Na época, o calendário que vigorava era o de Júlio César. Ele foi estabelecido 46 anos antes de Cristo. Contudo, ele tinha uma falha. O cálculo astronômico feito então era quase perfeito. Porém, com o passar dos séculos, percebia-se uma diferença: as estações do ano chegavam cada vez mais cedo.

Lembro que nesta época, o Império Romando “is dead”. Terminado. No lugar dele a Cristandade Medieval (Que não era um império, mas a religião oficial do ocidente). Nesta época, ao contrário que muitos pregam a Igreja incentiva e proliferava a cultura e a ciência.

Estudo minuciosos detectaram que a diferença era evidente. Estava-se vários dias “a frente” do calendário de César. No entanto um problema surgiu. Quem ousaria propor a mudança? Quem teria autoridade moral para fazê-lo?

A Igreja protetora das ciências

São Gregório XIII validou o novo calendário e deu seu nome a ele.
São Gregório XIII validou o novo calendário e deu seu nome a ele.

Ha! Não cotavam com a astúcia da Igreja! Apenas uma instituição gozava de crédito universal e inquestionável: a Igreja Católica.

A pedido do Papa Gregório XIII estudiosos, astrônomos e especialistas estudaram o problema e propuseram uma solução.

os cálculos apontaram que a data correta estava cerca de 10 dias à frente da atual. Isso porque o calendário de César não tinha ano bissexto para compensar seis horas excedentes aos 365 dias do ano.

No dia 04 de outubro de 1582, Gregório XIII assinou o decreto que à meia noite deste dia passaria para o dia 15 de outubro e seria adotado o ano bissexto a partir de então.

Mas e o dia 05…

Santa Teresa de Ávila
Santa Teresa de Ávila é Doutora da Igreja

No dia 4 de outubro de 1582 faleceu na Espanha a grande Santa Teresa de Jesus ou como é mais conhecida Santa Teresa de Ávila. Como foi enterrada no dia seguinte, as atas constam que sua morte foi no da seguinte, agora 15 de outubro de 1582.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s