As 5 Principais Santas da Igreja

O mês das mulheres estamos colocando alguns textos sobre as mulheres e sua participação na envangelização. Hoje vamos falar sobre as santas que temos. Porém, apesas do título vamos destacar cinco mulhres santificadas. Sabemos que temos centenas de mulhres canonizadas.

No calendário litúrgico da Igreja Católica, encontramos uma lista de santos e santas cujas vidas e contribuições inspiram os fiéis em todo o mundo. Entre esses santos, as mulheres ocupam um lugar de destaque, demonstrando sua devoção, fé e santidade ao longo da história da Igreja. Vamos conhecer algumas das principais santas da Igreja Católica e destacar a participação das mulheres como doutoras da Igreja.

  1. Santa Teresa de Ávila: Santa Teresa de Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, foi uma freira espanhola do século XVI e fundadora da Ordem das Carmelitas Descalças. Sua obra mais famosa, “O Caminho da Perfeição”, é uma reflexão profunda sobre a vida espiritual e a busca pela união com Deus. Santa Teresa é reverenciada por sua sabedoria espiritual e sua profunda intimidade com Deus.
  2. Santa Teresa de Lisieux: Conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Teresa de Lisieux foi uma freira carmelita francesa do século XIX. Sua autobiografia, “História de uma Alma”, é um testemunho comovente de sua devoção a Deus e seu caminho espiritual de simplicidade e confiança na misericórdia divina. Santa Teresinha é venerada como uma santa da humildade e da confiança filial em Deus.
  3. Santa Catarina de Sena: Santa Catarina de Sena foi uma mística e doutora da Igreja italiana do século XIV, conhecida por suas visões místicas, seu compromisso com a reforma da Igreja e seu papel na reconciliação entre líderes políticos e religiosos. Suas obras, incluindo “O Diálogo”, oferecem insights poderosos sobre temas espirituais e teológicos, e sua influência perdura até hoje.
  4. Santa Teresa de Calcutá: Conhecida como Madre Teresa de Calcutá, Santa Teresa de Calcutá foi uma missionária albanesa que dedicou sua vida ao cuidado dos pobres e dos doentes na Índia. Sua obra de caridade e serviço aos mais necessitados a tornou uma figura icônica do amor cristão e da compaixão. Santa Teresa de Calcutá é lembrada por seu exemplo de humildade e serviço desinteressado aos mais vulneráveis.
  5. Santa Clara de Assis: Santa Clara de Assis foi uma seguidora de São Francisco de Assis e fundadora da Ordem das Clarissas. Sua vida de oração, simplicidade e pobreza é um testemunho vivo do chamado evangélico à radicalidade do Evangelho. Santa Clara é venerada por sua devoção a Cristo e seu compromisso com o ideal franciscano de pobreza e humildade.

Além das santas mencionadas acima, é importante destacar o papel das mulheres como doutoras da Igreja. A Igreja reconheceu oficialmente quatro mulheres como doutoras da Igreja: Santa Teresa de Ávila, Santa Catarina de Sena, Santa Teresa de Lisieux e Santa Hildegarda de Bingen. Essas mulheres foram reconhecidas por sua profunda compreensão da teologia e sua capacidade de transmitir ensinamentos espirituais e doutrinários de forma clara e inspiradora.

  • Santa Hildegarda de Bingen foi uma figura marcante do século XII, conhecida por suas múltiplas facetas como mística, escritora, compositora, teóloga, médica e visionária. Nascida em 1098, na atual Alemanha, Hildegarda entrou para o convento aos oito anos de idade e eventualmente tornou-se abadessa do Mosteiro de Rupertsberg. Ela teve visões místicas desde a infância e registrou muitas delas em suas obras, incluindo “Scivias” e “Liber Divinorum Operum”. Suas visões abordavam temas teológicos, científicos e espirituais, tornando-a uma das vozes mais influentes de sua época. Além disso, ela compôs música sacra e desenvolveu tratados médicos. Santa Hildegarda de Bingen foi canonizada e proclamada Doutora da Igreja pelo Papa Bento XVI em 2012, reconhecendo sua contribuição duradoura para a fé e a cultura cristãs.

Fontes:

  1. “Santa Teresa de Ávila” – Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/santo/150/santa-teresa-de-avila.html
  2. “Santa Teresinha do Menino Jesus” – Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/santo/177/santa-teresinha-do-menino-jesus.html
  3. “Santa Catarina de Sena” – Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/santo/150/santa-catarina-de-sena.html
  4. “Santa Teresa de Calcutá” – Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/santo/150/santa-teresa-de-calcuta.html
  5. “Santa Clara de Assis” – Vatican News: https://www.vaticannews.va/pt/santo/150/santa-clara-de-assis.html

Por Marquione Ban

Deixe um comentário