Promover a unidade dos cristãos e a harmonia inter-religiosa são as principais metas propostas pelo Conselho Mundial das Igrejas – CMI, a serem usadas como instrumentos para enfrentar os desafios da sociedade.
Este temas serão discutidos no contexto dos preparativos para a reunião do Comitê Central, que será realizado no dia 22 de fevereiro.
Durante uma reunião realizada na última quinta-feira (17), ficou estabelecido que uma das atitudes urgentes a serem tomadas pela Instituição é a de reforçar os valores cristãos e desenvolver o diálogo com as várias religiões.
De acordo com o co-mediador dos trabalhos conjuntos da Igreja Católica com o Conselho Mundial de Igrejas, padre Gosbert Byamungu, ambas as instituições entraram em um clima de confiança recíproca e de amizade.
Durante o encontro, falou-se também sobre a difícil situação dos cristãos na Indonésia e do clima de tensão em alguns países árabes. Por fim, foi reforçado o compromisso na definição de uma agenda ecumênica que ponha no centro um programa de atitudes concretas em favor da paz, compreendida não somente como recusa à guerra, mas como superação de toda forma de violência em nome de Deus.
Fonte A12
Foto: Divulgação