França proíbe véu islâmico integral – burca ou niqab

Entrou em vigor na França, país com maior comunidade islâmica da Europa, a lei que proíbe o uso do véu, burca ou niqab. Estas vestimentas são típicas da cultura Islã que prega que a mulher não pode se expor públicamente.

O uso pode ser punido com uma multa de 150 euros (US$ 216) ou um curso de instrução cívica. De acordo com dados oficiais, 2.000 mulheres muçulmanas usam o véu islâmico integral na França.

A França é o primeiro país europeu a adotar uma lei que proíbe o véu integral, mas outros Estados analisam medidas similares.

Opinião

Não vivo a realidade francesa e muito menos a islamica, mas prezo a liberdade religiosa acima de tudo. É valido lembrar que o Islã não prega a violência. assim como o cristianismo o islamismo prega a paz e a convivência pacifica. Para mim atitudes como a da França podem levar o mundo a uma divisão formal entre cristãos e islâmicos colocando por fim as posibilidades de dialogo existentes entre essas duas religiões.

Decidir proibir o véu na França abre uma grande possibilidade de decisões no mundo islâmico de proibições aos cristãos que lá vivem. Sei que isso já acontece em muitos lugares, mas pagar mal com mal não é lição de Cristo. Dar a outra face sim.

 

Por Marquione Ban

com informações do G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s