Vicentinos celebram 200 anos do nascimento do Beato Antônio Frederico Ozanam

Beato Frederico Ozanam (1)Um evento de três dias marcará as celebrações dos 200 anos do nascimento do Beato Antônio Frederico Ozanam, um dos fundadores das Conferências de São Vicente de Paulo. O evento será promovido pelo Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente (CGI/SSVP), de 19 a 21 de abril.

O local para as comemorações é pertinente: Paris, lugar da primeira Conferência do Vicentinos. O evento acontecerá no Conselho Econômico Social das Nacões Unidas (ONU) no qual a Sociedade de São Vicente tem um acento reservado.

Segundo o coordenador de Comunicação dos Vicentinos em Brasília, Thiago Tiburcio, o encontro vai promover palestras sobre a vida de Ozanam, como a sociedade se espalhou pelo mundo, dentre outros assuntos. Uma atividade destacada por Thiago é o passeio pelos lugares onde o beato reuniu pessoas que começaram a contribuir com seus trabalhos caritativos.

O ponto alto do evento é a Celebração Eucarística que acontece no domingo, 21, na Catedral de Notre Dame, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Paris, Dom André Armand Vingt-Trois.

Do Brasil cerca de 20 pessoas, em sua maioria lideres dos Vicentinos, participaram do evento em Paris. De acordo com Thiago, durante o encontro alguns dos brasileiros falarão sobre a realidade das Conferências Vicentinas no país.

“O Brasil é o maior país vicentino do mundo. São cerca de 250 mil pessoas envolvidas nas Conferências de São Vicente de Paulo e nos trabalhos que ela realiza. Na mesa, haverá palestras sobre o trabalho do movimento aqui no Brasil”, destacou o jovem.

Para Thiago, celebrar os 200 anos do nascimento de Frederico Ozanam é uma grande satisfação. “Principalmente por ser o Brasil sede da JMJ e Ozanam é um dos intercessores da Jornada. Um dos jovens que fez a diferença no mundo que viveu. Essa coincidência – JMJ, os 200 anos do Beato Frederico e a eleição do Papa Francisco – vai convidar mais pessoas para trabalharem com a caridade. Me sinto muito feliz em poder divulgar a caridade entre os jovens”, afirmou.

No Brasil, a Conferência de São Vicente de Paulo chegou em 1872, primeiramente na cidade do Rio de Janeiro. E em 2012, os vicentinos receberam uma medalha honrosa pelos trabalhos com os idosos no país. 70% dos lares para idosos no país são dos vicentinos.

Frederico Ozanam nasceu a 23 de Abril de 1813, em Milão (Itália). Filho de Jean-Antoine, médico, cuja fama profissional não o impedia de assistir doentes indigentes, com o mesmo cuidado reservado aos pacientes da alta condição social. Marie Ozanam, mãe de Ozanam, também se dedicava à assistência dos pobres e enfermos. Logo, Frederico conviveu desde o nascimento com um espírito de caridade compartilhado pelos seus pais. Frederico Ozanam morreu na noite de 8 de Setembro de 1853.

Anúncios

Um comentário sobre “Vicentinos celebram 200 anos do nascimento do Beato Antônio Frederico Ozanam

  1. Pingback: Retrospectiva 2013: tudo que aconteceu na Igreja durante o ano « O ANUNCIADOR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s