
A revista mais famosa do mundo elegeu o Papa Francisco nesta quarta-feira como o Homem do Ano. O pontífice ganhou o prêmio dado pela revista americana Time e um perfil só de elogios. Para a revista, o nosso líder (Igreja Católica), Francisco, conseguiu praticar a humildade, mesmo sentado em um dos tronos mais famosos do mundo com rara e rápida atenção do mundo todo.
“Ele se colocou no centro de debates centrais do nosso tempo: riqueza e pobreza, justiça, transparência, o papel das mulheres e do casamento e as tentações do poder”, diz o texto da Time.
A escolha do novo Papa
Francisco foi eleito em março, logo após o gesto de humildade de Bento XVI que renunciou ao cargo. Com a eleição da Cardeal Bergoglio, a Amarica Latina ganhou seu primeiro papa e o mundo pela primeira vez viu um pontífice não europeu. Francisco foi escolhido e tem como missão imprimir reformas mas tradicional corte do mundo, a Cúria Romana. E ele o o fez.
Iniciou uma série de reformas no Vaticano e demostrou seu estilo simples e carismático que marca seu papado. Na JMJ, em julho, aqui no Brasil, o papa se fez Papa.
O vice do Papa na Time
Em segundo lugar, ficou o ex-técnico da CIA Edward Snowden, que revelou ao mundo a existência de um amplo esquema de espionagem feito pelo governo americano. Estão na lista também a ativista pelos direitos dos homossexuais Edith Winsor, o ditador sírio, Bashar Assad e o senador americano Ted Cruz, um dos líderes da ala radical do Partido Repubicano.
Uma consideração sobre “Papa é eleito Homem do Ano pela revista ‘Time’”