Sacrilégio, heresia, desrespeito. São adjetivos que podem ser usados nestes caso. Dois artistas argentinos fizeram o que chama de art pop com as imagens de Jesus Cristo, Maria, São Roque e também Buda e Iemanjá estão entre os vários símbolos religiosos. Eles usaram os bonecos Barbie e Ken para retratar em imagens os “personagens religiosos”. As chamadas obras de arte com jeito de brinquedo fazem parte da série “Barbie – A Religião de Plástico”, dos artistas Pool & Marianella.
Composta por ícones do cristianismo, islamismo, budismo e outras religiões, a coleção será apresentada ao público a partir de outubro em uma exposição no museu e galeria Popa, em Buenos Aires. Muitos religiosos têm criticado o trabalho dos artistas nas redes sociais. Eles apontam para o tom de sátira – e não de homenagem – que as obras carregam.
Na página da dupla no Facebook, eles deixam claro o tom questionador do trabalho. “Em um mundo que nos valoriza por pensar, agir e sentir de forma igual, Marianela e Pool se rebelam, mostrando-se ao mundo de forma diferente. Eles usam o humor para enfatizar a sua desconexão com o universo histórico, político e religioso“, diz a apresentação dos artistas.
Veja algumas fotos dos bonecos: