Por que a Igreja dedica o dia a Basílica de Latrão?

Sabemos que cada dia a Igreja celebra um santo e sua jornada rumo ao Cristo, Rei do Universo, e outras datas memoráveis da vida de Cristo na Terra. Mas, por que hoje celebramos uma Igreja? Sabemos que cada dia a Igreja celebra um santo e sua jornada rumo ao Cristo, Rei do Universo, e outras datas memoráveis da vida de Cristo na Terra. Mas, por que hoje celebramos uma Igreja?

Dia 09 de novembro é dedicado à Basílica de Latrão. E ela tem este dia porque é considerada a catedral do Bispo de Roma, o Papa. A Basílica de Latrão também chamada de a “mãe de todas as igrejas”, devido o então imperador Constantino, no ano 313 d.C., deu ao papa uma Basílica e nela os cristãos. Foi ai que o conceito de “igreja” surgiu. Ele fez a Igreja na entrada de Roma para que as pessoas soubessem que aquela cidade era cristã.

Imagem do interior da Basílica de Latrão, a igreja do Papa
“São necessários tijolos para construir uma igreja, mas é preciso uma alma para que esses “tijolos” tomem vida na vida dos cristãos, “pedras vivas” chamadas ao dever da “coerência”. – Papa Francisco

A Basílica de Latrão contém o trono do Papa e é a sede da Diocese de Roma. Padre Paulo Ricardo, em entrevista a Rádio Canção Nova, afirma que celebramos a festa dedicada a Basílica para lembramos que somo templo de Deus e quando nos encontramos na igreja, Deus está presente.

Curiosidades sobre a Basílica

  • Latrão, é dedicada a São João Evangelista e a São João Batista, porque os dois foram anunciadores do reino de Deus e nela é contida as relíquias dos santos.
  • Toda quinta-feira santa o Papa vai até o pórtico, de dois andares na fachada principal, e dá sua benção.
  • E na parte superior tem encontra-se estátuas de Cristo e dos santos esculpidos durante o século XVIII.
  • Dentro da Basílica há uma grande decoração desde o teto até o chão.
  • Santa Helena colocou imagens de 12 apóstolos na igreja.
  • Ao lado da Basílica de Latrão encontra-se um grande prédio que foi a residência dos papas por mais de mil e quinhentos anos.
  • Em frente à Basílica, foi construído um monumento de São Francisco de Assis e seus irmãos para lembrar que ali o Papa Inocêncio III aprovou as constituições de São Francisco de Assis.
  • Próximo à Basílica existe uma igreja onde está a escada santa, pela qual Jesus Cristo subiu para ser julgado na sexta-feira santa. Santa Helena trouxe a escadaria do palácio de Pôncio Pilatos para à cidade de Roma.
Escada Santa em Roma é exposta ao público em seu estado original
Escadaria do palácio de Pôncio Pilatos

Rezemos por este templo de Deus que significa muito para a história dos cristãos para que continue sendo a Casa de Deus e do Papa, para continue evangelizando.

Curta, comente e compartilhe.

Por Marquione Ban com informações da Rádio Canção Nova.

Uma consideração sobre “Por que a Igreja dedica o dia a Basílica de Latrão?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s