Igreja debate limites éticos da inteligência artificial

Em um encontro acadêmico na Universidade Pontifícia Comillas, em Madri, o cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, voltou a explicar os fundamentos da encíclica “Magnifica Humanitas”, primeiro documento magisterial do Papa Leão XIV, dedicado à inteligência artificial e à dignidade humana. O evento, realizado em 30 de setembro, reuniu autoridades eclesiásticas e civis para discutir como a Igreja Católica entende os limites éticos da tecnologia diante do avanço acelerado da IA. A fala de Fernández reforça um ponto central da doutrina social católica: a tecnologia pode ajudar o ser humano, mas não pode substituí-lo nem redefinir o que o torna humano.

O encontro em Madri

O encontro “As lições da Carta Encíclica Magnifica Humanitas” foi organizado pelo Observatório Diego de Pantoja, da Universidade Pontifícia Comillas, em parceria com a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB). Além do cardeal Fernández, participaram o cardeal José Cobo, arcebispo de Madri, o núncio apostólico na Espanha, dom Piero Pioppo, e o secretário-geral da SEGIB, Andrés Allamand, segundo informou o jornal católico espanhol Alfa y Omega.

Fernández definiu o encontro com a encíclica como parte de um esforço maior da Igreja de dialogar com a sociedade e a cultura contemporâneas a partir da fé cristã. Segundo o Vatican News, o cardeal afirmou que “a encíclica é, em si mesma, um grande esforço de diálogo da Igreja com a sociedade” sobre um tema que já atravessa o cotidiano de bilhões de pessoas.

O que diz a encíclica Magnifica Humanitas

Assinada pelo Papa Leão XIV em 15 de maio de 2026 — data que coincide com o 135º aniversário da “Rerum Novarum”, de Leão XIII, considerada o marco inaugural da doutrina social católica — e apresentada publicamente em 25 de maio, a “Magnifica Humanitas” é organizada em cinco capítulos. O documento percorre a trajetória histórica da doutrina social da Igreja, revisita princípios como dignidade humana, bem comum e solidariedade, examina criticamente o que chama de ambições de domínio técnico e transumanismo, e discute temas como trabalho, verdade, liberdade e a superação da lógica da “guerra justa” em direção a uma “civilização do amor”.

Na síntese publicada pelo Vatican News, a encíclica resume sua tese central ao afirmar que “a magnífica humanidade criada por Deus encontra-se hoje diante de uma escolha decisiva”. Para o Papa, a inteligência artificial não é boa nem má em si mesma — mas também não é neutra: seus efeitos dependem de quem a desenvolve, com que finalidade e sob que controles éticos. O texto completo está disponível no site oficial da Santa Sé.

“Complementaridade”, não substituição

No centro da fala de Fernández em Madri esteve um conceito que resume a posição do Vaticano sobre o tema: complementaridade. Segundo o cardeal, citado pelo Vatican News, “precisamos avançar rumo a um cenário de complementaridade que de modo algum pretende negar o valor do humano”. Para ele, “o cuidado da humanidade, esta é a questão de fundo” de todo o debate sobre IA.

Fernández reconheceu os benefícios reais da tecnologia — incluindo avanços médicos que, segundo ele, “não podemos deixar de agradecer”, conforme registrou o Alfa y Omega — mas alertou que o entusiasmo inicial diante de novos dispositivos tecnológicos tende a esvaziar-se com o tempo caso a tecnologia não esteja a serviço da pessoa. O cardeal criticou propostas que classificou como pós-humanistas, que “propõem substituir a humanidade” em vez de servi-la, e defendeu que o ser humano “tem um valor único e insubstituível”.

Na mesma linha, Fernández afirmou que o sofrimento e os limites fazem parte da condição humana e não devem ser vistos apenas como problemas a eliminar pela tecnologia: “o ser humano não prospera apesar dos limites, mas muitas vezes através dos limites”, disse, acrescentando que “para suprimir a dor por completo seria preciso extinguir o amor” — frase que, segundo o cardeal, resume por que a Igreja defende prudência, controles rigorosos e, quando necessário, desaceleração no desenvolvimento de certas aplicações de IA.

O debate mais amplo sobre poder e tecnologia

A fala do cardeal também dialogou com outro documento recente da Santa Sé sobre o tema, “Quo Vadis Humanitas”, publicado pela Comissão Teológica Internacional, que chama atenção para o risco de a inteligência artificial aprofundar desigualdades caso seu desenvolvimento não priorize os mais pobres e vulneráveis. Esse é um ponto recorrente no magistério de Leão XIV: a preocupação com a concentração do poder tecnológico em poucas empresas e países, e com o impacto da automação sobre o trabalho e a dignidade laboral — temas também tratados nos capítulos finais da “Magnifica Humanitas”.

Fora do universo católico, o debate sobre regulação e ética da inteligência artificial segue em aberto em fóruns internacionais, governos e empresas de tecnologia, com posições que vão da defesa de autorregulação do setor até propostas de controles mais rígidos por parte de organismos públicos. A Igreja não entra nesse debate técnico-regulatório específico, mas busca oferecer, a partir da antropologia cristã, critérios éticos que possam orientar decisões políticas e empresariais sobre o tema.

O que fica do encontro

O encontro de Madri não trouxe novidades doutrinárias em relação ao que já constava na “Magnifica Humanitas”, mas serviu para reforçar, pouco mais de quatro meses após a publicação da encíclica, como a Igreja pretende manter viva a discussão sobre IA em diálogo com universidades, governos e organismos internacionais. Para Fernández, o critério permanece o mesmo apresentado pelo Papa em maio: a tecnologia só cumpre sua finalidade quando amplia — e não substitui — a dignidade e os vínculos que definem o ser humano.

Fontes e referências

Deixe um comentário