7 perguntas sobre o Papa: Porque é que o Papa é Pedro?

Os católicos professam obediência ao Papa, como legítimo sucessor de Pedro, e consideram-no o representante de Nosso Senhor Jesus Cristo aqui na terra. Perante esta afirmação algumas pessoas perguntam, hoje em dia: De onde vem a autoridade do Papa? Não é apenas um homem? Infalível significa que o Papa não se pode enganar?

Ontem celebramos a solenidade de São Pedro e São Paulo. Dois santos importantíssimo para a igreja, não só porque viveram ao exemplo de Cristo e se santificaram, mas terem sido pilares da Igreja as guiando no caminho do reino de Jesus. Neste dia também celebramos o Dia do Papa, bispo de Roma. Papa que é o sucessor de Pedro. Muitos não compreendem esse assunto e pensando nisso durante a semana vamos postar sete perguntas sobre o Papa, que nos ajudaram a esclarecer esse conceito da igreja.

Vamos a primeira pergunta:

Papa representa Cristo na Terra e é sucessor de São Pedro 

1. Se Cristo é Cabeça da Igreja, Por que dizemos que S. Pedro é o Chefe da Igreja?

Em vários lugares da Escritura consta que Cristo nomeou S. Pedro Chefe da Igreja:
Cristo, ao instituir os Doze, «deu-lhes a forma dum corpo colegial, quer dizer, dum grupo estável, e colocou à sua frente Pedro, escolhido de entre eles» (LG 19). (Catecismo da Igreja Católica, 880)

“o Senhor fez de Simão, a quem deu o nome de Pedro, e apenas dele a pedra da sua Igreja. Entregou-lhe as suas chaves (cf. Mt 16, 18-19); instituiu-o pastor de todo o rebanho (cf. Jo 21, 15-17). “Consta que também o colégio dos apóstolos, unido à sua cabeça, recebeu a função de atar e desatar dada a Pedro” (LG 22). Este ofício pastoral de Pedro e dos outros Apóstolos pertence aos cimentos da Igreja. Continua pelos bispos sob o primado do Papa.” (Catecismo da Igreja Católica, 881).

Contemplar o mistério

O teu maior amor, a tua maior estima, a tua mais profunda veneração, a tua obediência mais rendida, o teu maior afecto há-de ser também para o Vice-Cristo na terra, para o Papa. Os católicos têm de pensar que, depois de Deus e da nossa Mãe a Virgem Santíssima, na hierarquia do amor e da autoridade, vem o Santo Padre. (Forja, 135)

Esta é a única Igreja de Cristo -que professamos no Símbolo Una, Santa, Católica e Apostólica-, a que o nosso Salvador, depois da sua ressurreição, entregou a Pedro para que a apascentasse, encarregando-o a ele e aos outros Apóstolos de a difundirem e governarem, e que erigiu para sempre como coluna e fundamento da verdade (CONCÍLIO VATICANO II, Const. Dogm. Lumen gentium n. 8). (Amar a Igreja, 19)

Fonte São José Maria Escrivá

Um comentário sobre “7 perguntas sobre o Papa: Porque é que o Papa é Pedro?

  1. Marlene Ap.P.Brasilino

    muito boa essa idéia, durante a semana esta falando sobre o nosso Papa.
    Gostei muito, e assim nós catolico vamos aprendendo mais sobre a nossa religião,que na verdade é muito lindaaaaaaaaaaaa. amo a igreja catolica.
    Parabens.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s