Você sabe o que é idolatria?

Hoje a igreja celebra a memoria de todos os Santos e Santas. Aproveitando de uma oportunidade onde comemoramos o exemplo de cristão de cada santo da igreja que tal conversamos um pouco sobre a idolatria às imagens e por que os católicos não adoram elas? Vamos então aos fatos.

Os povos antigos acreditavam em muitos deuses e eles os representavam com imagens e acreditavam que elas eram os próprios deuses. Das imagens saiam milagres e tudo mais em suas vidas. Eles também não acreditavam em único Deus como nós acreditamos hoje. Existiam várias divindades.

Para o povo de Israel não se podia fazer nenhuma imagem de Deus, ou seja, não podiam imaginara como Deus era. Deus era invisível e ninguém nunca tinha o visto. Contudo, dos falsos deuses se faziam imagens em formas humanas ou de animais, e essas imagens eram o próprio deus pagão de muitas tribos da época. Assim essas imagens eram consideradas falsas e rivais a Javé. A cultura judaica deu o nome de ídolo a essa pratica e condenou tais atos.

O povo se perdia em meio a tantos deuses apócrifos  e abandonava Javé. Isso se qualificava como a exclusão de Javé da vida do povo. Por isso os profetas viviam exortando a comunidade. Grande exemplo disso é Oseias que denunciou várias vezes essa prática errada do povo.

Uma vez que o povo escolhido optava por adorar falsos deuses, Deus proibiu o uso das imagens. Assim todas as vezes que a bíblia fala para não se fazer imagens o povo está neste contexto. Perdido em meio a deuses apócrifos e vazio. Submissos a culturas que adoravam tais entidades, como foi no Egito  na Babilônia e muitas vezes até em Israel.   Havia grande perigo a idolatria.

Quando esse perigo não existia Deus até mandava fazer imagens. Exemplo é o caso da serpente de bronze. Depois da heresia ao louvar e adorar o bezerro de ouro o povo sofre com o castigo das mordidas das cobras. Após o clamor e o entendimento de pecado que haviam cometido e a oração de Moisés Deus manda que se erga uma serpente de bronze para que todo aquele que pra ela olhasse ficasse curado da picada. Isso porque olhavam com fé em Javé. Sabiam que Deus é quem haviam mandado fazer a imagem e não ela por si que curava. Deus é quem operava milagre. (Êxodo 25, 18-20)

Outros textos podem nos mostrar que Deus mandou fazer imagens. Como por exemplo Números 7, 89; 21,8-9; 2º Samuel 6, 2; 2ºReis 19, 15 e Sabedoria 6,7.

A Arca da Aliança também é outra demostração de que Deus não desagrada de imagens, mas sim da idolatria delas. Ele mandou que a construísse e colocasse sobre sua tampa dois anjos que representavam a glória de Deus e presença Dele. Na Arca eram guardadas as tabuas com os 10 mandamentos.

A Arca era carregada solenemente pelas ruas de Jerusalém. Davi assim o fez. Em Jericó a arca foi carregada durante sete dias pelos sacerdotes (Josué 6, 4ss).

Para nós católicos as imagens são como a serpente de bronze ou querubins colocados sobre a arca, ou ainda os anjos nos arcos da entrada de Jerusalém, mencionados em Isaías. São instrumento de lembrança da grandiosidade de Deus. Os santos e santas representados viveram o evangelho de Jesus Cristo. Sua história de vida nos indica caminhos possíveis para santidade. Olhar uma imagem de São João Batista nos leva a entender que ele acreditou em um Deus único que enviou seu filho para nos salvar, Jesus.

Está é a visão da igreja católica sobre as imagens. Se algum fiel faz diferente, ele vai de encontro aos ensinamentos de Deus propagados pela igreja.

Sabemos que no Brasil há o chamado sincretismo religioso. Câncer para qualquer doutrina. Seja ela cristã ou africana. O sincretismo destrói os princípios católicos e também da outra religião.

Católicos não se aceitem dizer que São Jorge é Ogum e outro santo é qualquer outra entidade em algumas religiões. Essa não foi a fé que esses santos viveram e morreram por ela. Eles são exemplos de vida em Cristo. Dedicada a Ele e por Ele. Também não deixem que ninguém adore a um santo ou santa. Nós veneramos os santos. Temos admiração pela coragem que eles tiveram de viver o evangelho. Nenhum deles ocupa o lugar de Deus.

Idolatria é fazer dos santos e santas deuses e não os são. Eles são servos do Senhor antes de tudo.

 

5 comentários em “Você sabe o que é idolatria?”

  1. Marquione, boa noite!

    O problema maior é o excesso de devocionismo a Maria, Mãe de Deus, no contexto da Liturgia e nas festividades. O povo sim idolatra Maria em sua maior parte, precisamos ser sinceros.

    Os festejos mais populares na Igreja são os marianos, e acho que não se deveria deixar arraigar essa dependência de Fé popular tanto na figura de Maria, que apesar de Santa, não é o centro da Liturgia e nem da Igreja. Hoje vejo mais um Marianismo do que Cristianismo…

    Jesus deve ser o centro da Vida cristã, e o Magistério deveria estimular mais as devoções a Cristo do que a Maria, independente se ela é Cooperadora na Redenção. As raízes da Igreja são Cristãs, não Marianas.

    Acho que o Magistério deveria coibir esses excessos com mais firmeza, mais rigor. Na minha opinião, ter elevado a crença na Imaculada Conceição e da Assunção de conceitos teológicos a dogmas, praticamente, abriram as portas para tornar, ainda que de forma errônea, a ideia de Maria suficiente e equivalente a Cristo na mente popular. Afinal, se ela não sofreu a corrupção do corpo, subindo em corpo ao Céu, e nasceu sem pecado original, como Cristo, ela deteria, aos olhos dos incautos e do povo, os mesmos sinais divinos que Jesus, ainda que não de forma escancarada.

    Entre os Ortodoxos, não se veem esses dogmas estranhos. No entanto, eles têm para com Maria uma veneração toda especial também, maior que aquela dedicada aos Apóstolos. Maria, sempre Virgem, Mãe de Deus (Theotokos), bem-aventurada e Santa, mas não co-redentora. Já li tanto os documentos sobre a petição para a definição do dogma da Co-redenção por Maria. Seria o derradeiro erro da Igreja, traindo a ideia de Cristo!

    Triste isso, eu que voltei ao seio da igreja, da Igreja da minha Fé e Infância, antever tantos erros vindos dos próprios Bispos que deveriam zelar pelo ensino verdadeiro e pela Pureza da Fé e da Liturgia!

    Louvado seja nosso Senhor jesus Cristo, para sempre! Amém!

    Curtir

  2. Quando a bíblia fala em adorar imagens, é porque tudo que adorar além do único Deus passa ser idolatria, se alguem não quiser adorar uma imagem não a tenha em sua estante. somos todos iguais perante Deus, e nenhum homem ou mulher são dígnos de adoração. más sim somente e tão somente Deus,

    Curtir

  3. Queridos irmos, que a Paz de Cristo esteja com todos voces! Tenho uma coluna num site de Matip, onde s publico assuntos religiosos. Gosto muito das matrias de vocs. Deixariam que eu publicasse algumas matrias suas? claro que vou divulgar de onde a fonte. Espero contar com a colaborao de todos a. Abraos em Cristo,

    Tio Matip MG

    Date: Sun, 4 Nov 2012 13:43:15 +0000 To: tiaomatipominas@hotmail.com

    Curtir

    1. Paz e bem irmão. Não há nenhum problema em você republicar nosso conteúdo, afinal o objetivo do blog é evangelizar. Pode fazer sim e fico muito satisfeito que você goste de ler o blog. Obrigado.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s